Refinaria Premium II

11 de fevereiro de 2011 - 19:54

A instalação da refinaria Premium II da Petrobras no Ceará já começou a virar realidade. No dia  29 de dezembro de 2010,  o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Cid Gomes, lançou a pedra fundamental da Refinaria e deu início à segunda etapa dos serviços de sondagem do terreno. O empreendimento ficará localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. A estimativa é que até o quarto trimestre de 2011 as obras civis sejam iniciadas para que a Refinaria entre em operação em 2017.

 

 

Estão acontecendo as sondagens do terreno, que compreenderão a perfuração de 520 poços. Toda a área de sondagem já está liberada. O segundo passo é iniciar as obras de terraplanagem. Os recursos destinados para o empreendimento já estão garantidos no orçamento da Petrobras.

 

Considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, a Premium II produzirá 300 mil litros de barris por dia e receberá investimento de US$ 11 bilhões. Segundo a Petrobras, sua produção de diesel servirá tanto para exportação como para atender o mercado brasileiro. As obras para sua instalação vão gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.