Primeiro trecho do Cinturão das Águas deve ficar pronto em 2014
1 de dezembro de 2013 - 00:15
Neste sábado (30) o governador Cid Gomes fez reunião conjunta, em Barbalha, no Cariri, para acompanhar a execução do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Durante o encontro, onde participaram as Secretarias de Recursos Hídricos (SRH), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), técnicos e construtores das empresas responsáveis pelas obras do Cinturão, o Governador reforçou o empenho do Governo Estadual em agilizar o andamento das obras de construção do CAC. A previsão inicial de entrega da obra é de 720 dias, mas segundo Cid Gomes a ideia é que a obra tenha várias frentes de trabalho. “Temos o dinheiro em caixa, temos o projeto, temos a licença ambiental então porque não concluir essa obra em 360 dias. O Governo do Estado vai trabalhar pra isso”, reforçou.
Sobre a reunião, segundo ele deve acontecer a cada 15 dias afim de avaliar o andamento das obras. “Vamos realizar uma em Fortaleza e outra em um município do Cariri, para que seja efetivamente acompanhada o andamento das obras” explicou. “O Governo do Estado quer dá transparência esse grande projeto, as pessoas precisam ter consciência da sua importância. E a participação delas nesses encontros é fundamental para que também ajudem o Governo a fiscalizar” completou.
Durante a reunião, representantes das construtoras também apresentaram um diagnóstico do andamento das obra nos trechos I, II, III e IV da primeira etapa de construção do Cinturão das Águas do Ceará. Essa primeira etapa abrange os municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti, Barbalha, Crato, Milagres, Nova Olinda, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora, Cariús, Iguatu, Quixelô, Icó e Orós. “Quando estiver toda finalizado o Cinturão vai alimentar com água todas as 12 bacias do Estado. Isso significa água o ano inteiro faça chuva ou sol. Essa primeira etapa já tem bastante funcionalidade pois vai abastecer todos os riachos que nascem na Chapada do Araripe” destacou Cid Gomes.
O encontro teve a participação do secretário estadual dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, e do adjunto, Ramon Rodrigues; do Diretor da SRH, Iran Magalhães; do superintendente da Sohidra, Antônio Lucena; do secretário geral da Semace, Arilo Veras; do prefeito de Barbalha, José Leite, e autoridades da Região.
30.11.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)