Cid Gomes inaugura 95ª Escola Estadual de Educação Profissional, em Fortaleza

10 de dezembro de 2013 - 12:47

95ª Escola Estadual de Educação Profissional das 140 unidades que serão entregues pelo Governo do Estado foi inaugurada nesta segunda-feira (09), no Conjunto Esperança, em Fortaleza. Com o novo equipamento já são mais mais de 35 mil jovens tendo a oportunidade de cursar o ensino médio ao mesmo tempo que realizam um curso técnico. “A meta do Estado é universalizar o ensino profissionalizante no Ceará, é que os jovens de todos os 184 municípios cearenses tenham acesso ao ensino profissionalizante. E até o final de 2014 devemos atingir essa meta entregando 140 escolas, já que o Governo vem estimulando os municípios de menor porte a se organizarem em consórcios e assim uma escola atender, onde eles serão responsáveis pelo transporte dos alunos e o Governo pela implantação e custeio da Escola, e assim a unidade possa atender aos jovens de dois ou três municípios”, explicou Cid Gomes.

EEEP 95-3Na EEEP Darcy Ribeiro foram investidos recursos do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e do Governo do Estado, por meio do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 9 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. O equipamento, com 5,5 mil metros quadrados, têm capacidade para atender 540 alunos, e abriga 12 salas de aula, Auditório, Biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências e Matemática e laboratórios especiais. A Escola conta também com Quadra Poliesportiva e Teatro de Arena.

EEEP 95A Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro atenderá os jovens do bairro Conjunto Esperança com a oferta dos cursos técnicos em Agroindústria, Agrimensura, Nutrição e Dietética; além das aulas de formação para a conclusão do ensino médio. “Os jovens chegam aqui e podem ter uma formação que lhes dá a oportunidade tanto para entrar no mercado de trabalho como para seguir seus estudos a partir do momento que passa a cursar uma faculdade. Os professores dessas unidades são orientados a trabalhar diariamente nesse sentindo”, destacou a secretária estadual da educação, Izolda Cela.

EEEP 95-5
Um exemplo do que foi citado pela secretária é a jovem Rayane Marques, ex-aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Moreira de Sousa, localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza. A jovem conclui na unidade estadual o curso técnico de administração e atualmente cursa a faculdade de Administração de Empresas, na Faculdade CDL, após ter sido classificada com uma das melhores nota no vestibular promovido pela instituição. “Toda a Escola Profissional é diferenciada, todos os projetos são pensados para nós, alunos, e em como nos tornar melhores profissionais e melhores cidadãos. Passar três anos na escola profissional foi uma das maiores conquistas que tive e levo até hoje o sentimento de orgulho e realização pessoal”, destacou a universitária.

EEEP 95-4Segundo a Secretaria da Educação (Seduc) dará início às atividades escolares em fevereiro de 2014. As aulas acontecerão em tempo integral, das 07 horas às 17 horas. Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pela gestão estadual, no último ano do curso. O início das matrículas acontecem no dia 15 de janeiro de 2014 e seleção se dará por meio da apresentação do boletim do 9 ano Ensino Fundamental.

Presente na solenidade, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou em nome da população e reforçou a parceria na educação com o Governo do Estado afim de garantir que Fortaleza supera ainda mais os índices na área. “Quando o Governador assumiu o Ceará tinha a 7ª pior educação do país e hoje é primeiro lugar entre todos os Estados do Norte e Nordeste. Isso se deve ao trabalho do Cid Gomes e de toda sua equipe”, destacou. Na ocasião o Governador anunciou a reforma e melhoria de três escolas naquela Região de Fortaleza.

Prestigiaram também a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; o líder do Governo na Assembleia, deputado José Sarto, os deputados Tim Gomes, Rachel Marques, Ilário Marques; e autoridades de Fortaleza.

10.12.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)