Comunidades Terapêuticas iniciam processo de qualificação

12 de dezembro de 2013 - 13:49

O Gabinete do Governador, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (AESPD),  inicia o processo de capacitação para qualificar as Comunidades Terapêuticas, serviço de acolhimento a pessoas com transtornos decorrentes ao uso e abuso de substância psicoativas. O evento será realizado nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de dezembro, na Escola Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160, das 8 horas às 17h30min.

 

Estão sendo contempladas com a capacitação 40 comunidades terapêuticas do Estado. O objetivo desta capacitação é prover as entidades do terceiro setor a estarem aptas à celebração de contratos e convênios com a gestão governamental, ampliando, assim, a oferta de serviços de caráter público.

 

De acordo com a assessora especial da AESPD, Socorro França, o Ceará já conta com centenas de vagas de atendimento para dependentes químicos e por isso se torna necessário essa capacitação para a comunidade. “Hoje, o Estado do Ceará já oferece 478 vagas para tratamento de dependentes químicos, porém outras já estão vindo através da Senad, podendo chegar a quase 800 vagas”, ressaltou Socorro França destacando a importância da realização do evento.

 

O evento conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB), Associação dos Jovens Empresários (AJE), Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece), Conselho Regional de Administração (CRA-CE), Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

 

Atualmente, 260 gestores já iniciaram, a longa distância, o Curso de Capacitação de Comunidades Terapêuticas – Curso para Líderes, Voluntários, Profissionais e Gestores de Comunidade Terapêutica, através da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.

 

12.12.2013

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Governador

Camila Rios (85 3466.4939)