505 novos profissionais na Capital e no Interior são formados
13 de dezembro de 2013 - 19:06
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), segue com sua política de capacitação e forma, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), mais 300 novos profissionais aptos para ingressar no mercado de trabalho formal. O encerramento da turma acontecerá nesta segunda-feira (16), às 10h30min, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
Formados pelo Projeto Primeiro Passo no curso de Assistente Administrativo, os estudantes foram capacitados durante 16 meses e cumpriram carga horária de 1.280 h/a, sendo 400 h/a teóricas e 880 h/a práticas. As comunidades de Messejana, Genibaú, Canindezinho, Tancredo Neves, Goiabeiras, Conjunto Ceará, Jardim União e Parque Santa Maria, em Fortaleza, foram beneficiadas com as capacitações. O Projeto contou com a parceria de 255 empresas atuantes nos mais diversos ramos. Ao final do período de aprendizagem, foram efetivados 16 jovens nas empresas.
O Primeiro Passo também forma 80 jovens no município de Itapipoca neste sábado (14), às 9 horas, no Auditório da Câmara Municipal da cidade. Capacitados na linha de ação Bolsista, os alunos participaram dos cursos de Montagem de Móveis, Gastronomia, Mecânica de Motos e Agente Operacional de Turismo.
Capacitação cidadã
Ainda em Itapipoca, também no Auditório da Câmara Municipal, o Projeto Criando Oportunidades forma 100 pessoas nos cursos de Cabeleireiro, Camareiro de Hotel, Manicure e Pedicure e Corte e Costura. Na ocasião, 34 kits instrumentais de trabalho serão entregues aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas. Já no município de Trairi, a STDS forma 25 jovens e entrega oito kits de trabalho. A solenidade acontecerá no Salão Paroquial de Mundaú, às 11h.
O Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.
Data: 16 de dezembro (segunda-feira)
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Rua Alberto Craveiro, 2.222, Castelão
Horário: 10h30min
13.12.2013
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 3101.2089)