Escola do Detran ensina noções de trânsito para alunos com deficiência

20 de novembro de 2015 - 16:44

A visita guiada mais recente à Escola de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi de um grupo de 60 alunos da instituição Recanto Psicopedagógico, que, desde 1973, oferece, no Bairro Papicu (Rua Ari Barroso, 55) seus serviços filantrópicos a crianças, adolescentes e adultos com deficiências. A instituição atua mediante convênio com o Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, além de empresas privadas.

Os alunos da Recando Psicopedagógico integram a demanda do atendimento de 26 mil alunos, por ano, pela Escola de Educação para o Trânsito, que funciona desde 2009, na sede do Órgão, na avenida Godofredo Maciel, 2.900, bairro  Maraponga. Outra unidade da escola funciona desde 2014, em Sobral. Uma terceira está em construção no Cariri.

Com seu trabalho filantrópico, a Recanto Psicopedagógico faz o atendimento com uma equipe de profissionais com múltiplas especialidades, cujos serviços também alcançam as famílias dos alunos e pacientes. Integram a equipe, entre outros profissionais, as professoras Ana Maria Mendes Cavaleiro e Wildinizia Mendes Silva.

As visitas guiadas à Escola de Educação para o Trânsito do Detran acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 16h. E podem ser agendadas pelo e-mail escoladetransito@detran.ce.gov.br. Os alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza têm a oportunidade de conhecer aspectos do trânsito na cidade.

Os estudantes aprendem noções das regras do trânsito por meio de vídeos, brinquedos e dirigindo um carro, com controle remoto, nas ruas e avenidas de uma maquete de 40 metros quadrados. Essa maquete representa edificações e pontos turísticos da capital cearense, como Theatro José de Alencar, Praça do Ferreira, Centro Dragão do Mar e Avenida Beira-Mar. Na mini-pista, sinalizada com semáforo, placas e faixa de pedestre, os visitantes são orientados pelos monitores.

20.11.2015

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran
Paulo Ernesto Serpa / 85 3101.5813 / 5819 / 5823 / 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898