Papel da Casa: 1.102 famílias recebem registros de imóveis neste sábado (2)
2 de abril de 2016 - 11:00
Solenidade de entrega será às 9 horas no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Tribunal de Justiça está permitindo que cidadãos tenham acesso à escritura da casa própria. Trata-se do programa Papel da Casa, que garante o registro definitivo da propriedade das residências construídas pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), por meio da Companhia de Habitação do Ceará (Cohab), na capital cearense.
Neste sábado (2), um total de 1.102 famílias serão beneficiadas com as escrituras dos imóveis adquiridos através do programa. O evento acontece às 9 horas, no Centro de Eventos, e contará com as presenças do governador Camilo Santana, do prefeito Roberto Cláudio e da presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Maria Iracema do Vale, além de secretários e dirigentes de órgãos e entidades da administração pública do estado e do município de Fortaleza.
O Programa Papel da Casa oferece isenção do IPTU, ITBI e taxa da Cohab, além da redução de 70% das custas de cartórios.
Neste sábado, o maior número de famílias a receber o registro de imóvel é proveniente do Conjunto Ceará, um total de 411. Em seguida, estão o Conjunto Esperança, com 129, José Walter (85), Morada dos Bosques e Conjunto São Francisco (49), Novo Mondubim (35), Jardim Alvorada (30), Tancredo Neves (29), Parque das Flores (27), e Santa Terezinha (25).
O programa
Lançado em agosto de 2013, o programa objetiva atender 22.877 famílias residentes em diversos conjuntos habitacionais. Desse total, 2.267 já receberam o documento entregue em eventos realizados em 2014. O primeiro ocorreu no dia 20 de agosto, atendendo 1.315 famílias e no segundo, em 13 de dezembro, com a entrega de 952 registros. Agora, com mais 1.096 registros, o programa já disponibilizou 3.363 títulos de propriedade de mutuários que encaminharam à Cohab a documentação necessária para obtenção do documento.
A escritura da casa permite, além da segurança jurídica, a oportunidade de realizar melhorias no imóvel por meio das linhas de crédito do Governo Federal.
02.04.2016
Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem