Professores de inglês da rede estadual participam de formação do Consulado Americano
20 de abril de 2016 - 21:16
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com o Consulado Americano, promoveu uma formação a professores de Língua Inglesa da rede estadual, com o objetivo de oferecer-lhes novas técnicas e recursos a serem aplicados na sala de aula, como forma de dinamizar o ensino. Os educadores que participaram da iniciativa serão replicadores dos conceitos aos demais professores do Estado que lecionam a disciplina.
Conforme salienta o diretor do Escritório de Ensino de Língua Inglesa do Consulado Americano no Brasil, Rick Rosenberg, o aprendizado fluente do idioma favorece a participação em intercâmbios e participação em mostras científicas internacionais. “Queremos oferecer recursos ao professor para que faça aulas mais interessantes, estando sempre engajados a ajudar os estudantes. Aprender inglês, assim como outros idiomas, dá muito mais oportunidades à pessoa”, enfatiza.
A professora Dione Magalhães, que também é coordenadora da Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Paulino Rocha, em Fortaleza, foi uma das que participaram da formação. A educadora classifica a experiência como rica e inovadora, tendo como base a proposta metodológica apresentada, que busca ativar o aprendizado dos alunos de diversas formas.
“Precisamos fazer com que os estudantes não tenham apenas aulas de caráter conteudista, e sim, proporcioná-los o aprendizado das quatro habilidades: reading (leitura e interpretação de texto), listening (interpretação auditiva), speaking (conversação) e writing (produção textual). Desta forma, eles têm o aprendizado completo da língua”, observa Dione.
A coordenadora de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, Betânia Gomes, acredita que a participação no projeto pode deixar os professores mais motivados, refletindo diretamente no rendimento dos alunos. “Indiscutivelmente, a língua inglesa é hoje uma necessidade. Temos uma vocação turística muito forte e quanto mais pudermos fazer um trabalho que incentive os estudantes, com professores devidamente engajados e comprometidos, teremos maior ganho pedagógico”, projeta.
“Nem todos os educadores puderam participar, mas, os que concluíram a formação são excelentes multiplicadores e esperamos que a vivência deles possa ser replicada, para termos uma rede bem qualificada”, diz Betânia, acrescentando que em julho próximo haverá um workshop com professores para trabalhar a temática dos videogames. A ideia é que os jogos eletrônicos possam ser explorados como meio de aprendizado da língua inglesa, de forma leve e natural.
20.04.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
(85) 3101-3972 | imprensa@seduc.ce.gov.br?
www.seduc.ce.gov.br | www.fb.com/EducacaoCeara