Especialista realiza palestra sobre autismo no Hospital Infantil Albert Sabin

3 de abril de 2017 - 10:35 # # # #

Assessora de Comunicação do Hias Diana Vasconcelos (85) 3256-1574 imprensa@hias.ce.gov.br t: albertsabince f: albertsabince

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, na próxima terça-feira (4), realizará a palestra “Autismo: compreender para intervir”, que será ministrada pela psicóloga especialista em desenvolvimento infantil e neuropsicologia, Varienka Leão Soares Bulcão. O evento, que terá um momento de debate e perguntas, ocorrerá das 9 às 11 horas, no auditório A do Hias, e é exclusivo para os profissionais do Albert Sabin

“Sei que o Albert Sabin é um hospital de referência no Ceará e no país. Nosso objetivo é contribuir ainda mais na capacitação dos profissionais no que se refere a entender melhor o ‘funcionamento’ de uma criança autista, para determinar a abordagem adequada”, explica Varienka. A especialista trabalha há mais de 17 anos com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acredita que compreender as “nuances comportamentais” do transtorno é fundamental para que o profissional estabeleça “empatia” com o paciente.

“O autismo não tem rosto. Você olhando para rosto de alguém com autismo, não vai encontrar uma característica física que o classifique com o transtorno. Mas quando você observa o comportamento, a expressão comportamental, aí você consegue identificar e entender. E a partir do momento que você entende, você sabe o que fazer. Daí o tema da palestra, saber compreender para poder intervir. Isso é muito importante para ajudar as famílias, distinguir prioridades e fazer a diferença”, ressalta a palestrante.

Segundo a enfermeira Iraneide Valença, responsável pela organização da palestra, o evento marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, no Albert Sabin. “Autismo é uma realidade presente na vida de muitas crianças e de suas famílias. E a vinda de uma especialista no assunto, além de nos atualizar, nos sensibiliza a continuar aprendendo, buscando as melhores maneiras de ajudar nossos pacientes”, diz a enfermeira, que também é mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista.
Diagnóstico e tratamento

Segundo o neurogeneticista do Hospital Albert Sabin, André Luiz Pessoa, o TEA é um conjunto de condições que têm em comum o déficit de comunicação social, verbal e não verbal e o comportamento estereotipado. “É um padrão de comportamento previsível, ritualizado e repetitivo”, explica. O neurogeneticista fala que dentro dessa linha de comportamento há ainda subconjuntos como as desmodulações sensoriais, que é a sensibilidade alterada para sons, toques e gravidade (subir e descer). “O entendimento atual é que não seja uma doença única, na verdade é um conjunto”, afirma.

O autismo pode ser classificado como grave, moderado ou leve e é causado por fatores genéticos e/ ou ambientais. No Albert Sabin, é feito o diagnóstico clínico, tratamento e também orientações sobre as terapias. “As terapias que são multidisciplinares. Conta com o envolvimento da fonoaudióloga, que vai trabalhar com desenvolvimento verbal e não verbal; terapeuta ocupacional, que vai trabalhar com as atividades diárias, e fisioterapeuta. Hoje, o tratamento para autismo, para melhorar a qualidade de vida que existe em evidência, são as terapias e as medicações”, diz André Pessoa.

03.04.2017

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato