Mais Infância Ceará: primeira-dama do Ceará entrega Brinquedopraça no Crato

5 de abril de 2017 - 10:11 # # # # # # # # # # # #

Foto: Nívia Uchoa

O planejamento do Governo do Ceará para o Programa Mais Infância Ceará prevê a entrega de 40 brinquedopraças, 35 brinquedocreches e 15 Praças Mais Infância

Crianças brincando, adultos animados e famílias reunidas. Esse foi o cenário encontrado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, nesta terça-feira (4), durante entrega de mais uma brinquedopraça do Governo do Ceará, no município do Crato, na Região do Cariri. “Estamos muito felizes em oferecer um equipamento voltado para as crianças e adultos, pois os pais também podem usufruir desse espaço enquanto caminham pelo Centro da cidade com seus filhos”, destaca Onélia.

Foto: Nívia Uchoa

Dentro do Programa Mais Infância Ceará, o equipamento integra o pilar Tempo de Brincar, focado em garantir o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. O espaço, voltado para as crianças de dois a 12 anos, é cercado e com área de 200m² com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo.

Foto: Nívia Uchoa

De acordo com a primeira-dama, o programa, que é voltado exclusivamente para crianças, visa a auxiliar no desenvolvimento infantil. “O Mais Infância Ceará foi idealizado não só para a construção de creches, mas também para a formação dos profissionais que lidam com as crianças. Paralelo à isso, o programa oferece ainda espaços públicos para o desenvolvimento infantil porque compreendemos que a criança brincando está se desenvolvendo”, afirma.

O prefeito do município, Zé Ailton Brasil, parabenizou Onélia Leite e explicou porque a Praça da Sé recebeu o novo espaço. “Quero parabenizar a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, pelo excelente trabalho que vem realizando, principalmente na primeira infância. Somos contemplados hoje com essa Brinquedopraça, que já tornou-se uma atração para a população do Crato. Não teria local mais apropriado para a instalação desse equipamento que a Praça da Sé, que é símbolo do Crato, cartão-postal da cidade e que tem um intenso movimento de crianças nos fins de semana” salientou.

Foto: Nívia Uchoa

A auxiliar de RH Leila Gonçalves, de 44 anos, levou a filha Luana, de 4 anos, para conhecer a Brinquedopraça e diz estar satisfeita com o que viu. “É muito importante você ter um local que possa visitar nos fins de semana, depois da missa e totalmente gratuito. E nós recebemos hoje esse espaço, que contempla todos os níveis de classes sociais. Estou aqui tentando ir para casa e não consigo porque minha filha está maravilhada com esse equipamento”, enfatizou.
Brinquedopraça

Consiste na instalação de novas estruturas de lazer – brinquedos – em praças já existentes e em bom estado de conservação. No Crato, a iniciativa foi possibilitada pela parceria entre a gestão estadual e a iniciativa privada, com a empresa Mallory. Já a prefeitura garante que o mobiliário urbano, iluminação e piso estejam em bom estado de conservação, além da arborização do local.

O planejamento do Governo do Ceará para o Programa Mais Infância Ceará prevê a entrega de 40 brinquedopraças, 35 brinquedocreches e 15 Praças Mais Infância. A cidade do Crato é o terceira a receber o novo espaço, que já foi entregue em Juazeiro do Norte e Itaitinga.

Reconhecimento

Foto: Nívia Uchoa

Na ocasião, Onélia Leite foi agraciada com uma placa de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à infância do Ceará, através do programa Mais Infância Ceará. A homenagem foi das crianças do Pequeno Coral do Crato, que agradeceram a instalação do novo espaço de entretenimento para os moradores do município. “É motivo de alegria saber que estamos trabalhando com as políticas certas. Precisamos cuidar do nosso futuro e é isso que estamos fazendo, através das ações do programa dedicado à infância do Ceará”, finalizou.

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato