Centro de Referência sobre Drogas já supera 600 atendimentos em 2017

20 de abril de 2017 - 15:15 # # # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Equipamento integra estrutura da SPD

Superou a marca de 600 o número de atendimentos presenciais realizados no período de janeiro a 20 de abril no Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Desse total, foram 543 homens e 75 mulheres que buscaram orientações e encaminhamentos para a superação do vício das drogas. A maioria do público é proveniente da Capital e Região Metropolitana.

As pessoas encontram no CRD a ajuda especializada para lidar com a questão das drogas. Não é comum a presença no equipamento de famílias que não sabem como agir e reagir à presença das drogas e perdem o controle juntamente com o usuário. Diante do atendimento oferecido no Centro, as pessoas se sentem acolhidas frente ao quadro de abatimento, debilidade emocional e física.

No CRD, dependentes químicos e seus familiares são acolhidos por profissionais especializados e orientados sobre prevenção às drogas, tratamento e reinserção social. O atendimento é gratuito, não sendo necessário qualquer agendamento. O equipamento funciona no andar térreo da sede da SPD.

O funcionário público H.R.A, de 50 anos, é usuário de crack. Ele veio do município de Horizonte, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, até a SPD. “Vim buscar informações e apoio para me livrar do crack e outras drogas. No CRD, fui bem acolhido, sem qualquer discriminação e recebi as orientações e os encaminhamentos que precisava para iniciar o tratamento da dependência”, contou.

A dona de casa G.A.L, de 40 anos, não suportava mais a situação do filho de 25 anos, que sofre com a dependência de cocaína. “Sem ajuda, não vamos conseguir nos livrar da droga”, avaliou. Ela elogia o atendimento no CRD. “Eu recebi as orientações e o encaminhamento que precisava. Com esse apoio profissional gratuito, meu filho vai sair dessa”, diz G.A.L.

O primeiro procedimento na chegada ao CRD é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é levado para o atendimento por parte de um psicólogo. A partir da identificação do perfil do usuário, é feito o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede Sus (Sistema Único de Saúde), Rede Suas (Sistema Único de Assistência Social) ou a rede de apoio.

O usuário também pode ser encaminhado para acolhimento em uma comunidade terapêutica. As CTs são instituições que atuam na forma de prestação de serviços à SPD.

Além do atendimento presencial no CRD, o público também pode obter informações/orientações profissionais sobre drogas através do telefone 0800.2751475. Outra opção disponibilizada pela SPD é o atendimento através de uma unidade móvel. O veículo é dotado de dois consultórios e leva os serviços do CRD para as diversas localidades cearenses.
Serviço:

Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte à praça do Colégio Liceu do Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato