SBPC Jovem reúne cerca de três mil pessoas e mais de 80 escolas

5 de maio de 2017 - 11:11 # # # #

Universidade Regional do Cariri (URCA) Núcleo de Comunicação Telefones: (88) 3102-1213- 9 - 8812.5525 ramal 2617 Twitter: @URCA_noticias Facebook: facebook.com/urca30anos www.urca.br

Rsbpc jovem 2

A atividades acontecem até às 17 horas de hoje, no Ginásio Poliesportivo, no campus do Pimenta

Com a presença de mais de três mil pessoas, cerca de 80 escolas da região e instituições parceiras, a SBPC Jovem está sendo um sucesso de realização. Até às 17 horas de hoje, os participantes podem aproveitar as oficinas, as exposições de projetos na área da ciência, contação de histórias e os cursos que estão sendo ofertados no local. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), a partir das 9 horas.

A Universidade e Geopark Araripe estão com estandes no local. Ontem foram realizadas oficinas, através de instituições com a Fiocruz, sobre o Aedes aegypti. O Centro de Artes da Urca esteve realizando atividades, além de Geografia, Núcleo de Acessibilidade, laboratórios, exposição de fósseis, oficinas de réplicas, entre outras atrações. Os alunos vibraram com o Planetário, que teve filas o dia inteiro, para 20 minutos de descobertas interplanetárias.

Desde a abertura, durante o dia de ontem, o Ginásio esteve lotado para receber um grande público, de mais de mil alunos e sociedade em geral que esteve no local. A estudante do primeiro ano do ensino médio, Vitória Cristina Santos, do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), afirma que tem sido muito bom participar de um evento, onde pode obter novos conhecimentos. Ela participou da oficina de pintura de réplicas de fósseis. “Estou encantada com esse universo de descobertas. Para mim, valeu a pena estar aqui”, disse. Ela acrescentou que é muito importante um evento como esse no Cariri, com oportunidade de novos conhecimentos, além de divulgar a região.

Para o coordenador da SBPC Jovem, professor Egberto Melo, esse é um grande momento dentro da reunião da SBPC porque dá oportunidade de aproximar a academia e a educação básica da juventude. Uma forma de incentivar jovens e crianças, e inseri-los no universo da academia e da ciência, de uma cultura mais complexa e saudável para as pessoas. Ele destaca as parcerias envolvidas e a grande participação do público, que tem surpreendido nos dois dias de realização da SBPC Jovem.

As pessoas estão tendo a oportunidade de contemplar várias experiências científicas inéditas. A SBPC Jovem contará com uma programação voltada para estudantes do ensino básico.

As atividades visam ao despertar do interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação. A programação conta oficinas, exposições de pôsteres, contação de contos e histórias infantis, com atividades gratuitas. Continua hoje a experiência do Planetário Móvel e o Ciência Itinerante, por meio da Secretaria de Ciência. Tecnologia, e Educação Superior do Estado (Secitece).

Universidades e institutos federais estarão envolvidos nas atividades. O mundo da química, da física, estatística, astronomia, é explorado pelos estudantes. Por meio de uma parceria com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), acontece a difusão do conhecimento científico com os jovens de várias escolas do Cariri.

Rsbpc jovem 4