Conferências Macrorregionais de Promoção da Igualdade Racial chegam ao Sertão de Sobral e à Serra da Ibiapaba

25 de maio de 2017 - 16:30 # # #

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), vinculada ao Gabinete do Governador do Ceará, promove, nesta sexta-feira (26), a segunda Conferência Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial, que contemplará o sertão de Sobral e Serra da Ibiapaba.

O evento, que tem como tema “Ceará da Igualdade Racial: Reconhecimento, Justiça, e Desenvolvimento na Década dos Afrodescendentes”, será realizado em conjunto com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) e em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Sobral.

O objetivo é reafirmar e ampliar o compromisso do Governo e da sociedade civil cearense com políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena, por meio do reconhecimento, acesso à justiça e desenvolvimento, bem como conferir as ações voltadas a Promoção da Igualdade Racial nos anos anteriores e construir propostas que serão levadas a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira, considera essa etapa um passo importante para envolver os grupos populacionais que sofreram discriminação étnico-racial ao longo dos anos. “Nós convidamos a população negra de um modo geral, as comunidades quilombolas, ciganas, indígenas e os povos de comunidade de terreiro e outras religiões de matriz africana ou afro-brasileira para que possamos discutir e propor por meio da conferência magna, dos trabalhos em grupo, a elaboração de propostas de políticas públicas que serão levadas a conferência estadual”, destaca.

A previsão é que a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará seja realizada em agosto deste ano, em Fortaleza.

Serviço

Conferência Macrorregional do sertão de Sobral e serra da Ibiapaba

Horário: 8 horas

Local: Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) – Sobral / Campus Derby

Av. Comandante Maurocelio Rocha Pontes, 15

Sobral, Ceará