Dia Mundial sem Tabaco: Hospital de Messejana e Centro de Saúde Meireles são referência no combate ao tabagismo

31 de maio de 2017 - 15:18 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 Twitter: @SaudeCeara www.facebook.com/SaudeCeara

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado nesta quarta-feira (31), mas o controle do tabagismo precisa acontecer todos os dias do ano. Basta querer parar de fumar. O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. É responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas e uma delas é a nicotina, que causa dependência.

Para quem quer deixar de fumar, na rede pública do Governo do Ceará, há duas unidades que são referências no tratamento do tabagismo: Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (Hospital de Messejana) e Centro de Saúde Meireles, onde fumantes têm avaliação clínica e participam de abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo, além de acesso gratuito à terapia medicamentosa, quando necessária. Os pacientes são atendidos por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras e assistente social.

O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos um ano. Uma vez inscrito no Programa de Controle do Tabagismo, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência à nicotina. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem comportamental e terapia medicamentosa.

O Centro de Saúde Meireles recebe pré-inscrições gratuitas para o Programa de Controle do Tabagismo de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas e das 13 às 17 horas. O programa realiza oito sessões semanais e quatro mensais, com formato de dois grupos, às terças e quartas-feiras. Para saber mais sobre o Programa de Controle do Tabagismo no Centro de Saúde Meireles é só ligar para (85) 3101.1446 ou (85) 3101.1443.