Funceme apresenta avaliação da quadra chuvosa 2017 nesta terça (13)

12 de junho de 2017 - 10:04 # # #

Presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, vai explicar os pontos positivos e negativos da estação de chuvas deste ano no Ceará e os impactos nos setores

A quadra chuvosa 2017 no Ceará foi encerrada oficialmente no dia 31 de maio, significando o fim do período de principais precipitações no Estado. Dessa forma, no início de junho, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apura e confere os dados pluviométricos para avaliar a estação de chuvas e os impactos nos setores. O resultado dessa avaliação será apresentado pelo presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, no dia 13 de junho, às 9h30, no auditório da Funceme.

A conhecida irregularidade de espaço e de tempo das chuvas foi observada neste ano? Quais macrorregiões foram mais beneficiadas e quais as mais prejudicadas? A distribuição da chuva foi positiva ou negativa para quais setores? Como devem ficar as precipitações em junho e no segundo semestre do ano? O monitoramento do Oceano Pacífico aponta maiores chances de El Niño, neutralidade ou La Niña para 2018? Essas e outras perguntas serão respondidas na apresentação do dia 13.

É importante lembrar que a Funceme divulgou neste ano dois prognósticos climáticos para o Ceará, ambos apontando a categoria de precipitações em torno da média histórica como a mais provável. O primeiro prognóstico foi apresentado em 18 de janeiro e mostrava a previsão de chuvas acumuladas entre os meses de fevereiro, março e abril. O segundo prognóstico, divulgado em 21 de fevereiro, apontava para os meses de março, abril e maio.