Primeiro emprego: STDS e TJ-CE celebram parceria para capacitação de jovens

5 de julho de 2017 - 17:49 # #

Assessoria de Comunicação e Eventos Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Cel: 9.8878.8510 Fone: 3101.2089 / 2099 Twitter: www.twitter.com/stdsonline Facebook: www.facebook.com/stdsce E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Em mais uma ação de capacitação e inserção de jovens no primeiro emprego, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) celebraram na manhã desta quarta-feira (5), convênio de parceria para contratação de 37 jovens do Projeto Primeiro Passo, como estagiários, no TJ.

“A vivência dos nossos jovens em ambientes como Tribunal de Justiça é muito rica em diversos sentidos, pois, além dos conhecimentos técnicos e específicos adquiridos, eles ampliam suas redes de relacionamentos. Acredito que a convivência dentro de um espaço com diversas profissões, é mais propicio ao incentivo de futuras carreiras”, destacou o titular da STDS, Josbertini Clementino, perante os novos estagiários.

“Tenho certeza que é através do trabalho e do estudo que o indivíduo mostra seu real potencial. A parceria com a STDS é uma aposta que fazemos na juventude do nosso Estado, que precisa de mais oportunidades para se desenvolver plenamente. Reitero que esta é mais uma ação para acolher as demandas da nossa sociedade”, acrescentou o presidente do TJ-CE, Gladyson Pontes. “Minha filha tem nas mãos uma oportunidade que eu nunca tive, espero que ela aproveite e cresça na vida profissional. Esse será seu primeiro emprego, e quem sabe uma oportunidade para seguir carreira nessa área”, exaltou Santussa Domingues, mãe da aluna Gleiciane Domingues, que iniciou seu estágio essa semana no TJ.

Dos 37 jovens contratados para os estágios, 16 estão inseridos no período de 6 meses, com remuneração da STDS, e 21 no período de um ano, com remuneração paga pelo Tribunal de Justiça. De 2013 até julho deste ano, a parceria entre STDS e TJ possibilitou a inserção de 188 jovens no mercado de trabalho.

Outras parcerias

Em janeiro deste ano, a STDS também firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), possibilitando o ingresso de 1.372 jovens na linha de ação Jovem Estagiário. Do total dos jovens, 922 estão auxiliando os técnicos do TRE-CE ao longo deste ano, e outros 450, serão chamados no período de janeiro a maio de 2018.

Jovem Estagiário

A linha de ação Jovem Estagiário atende jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio que são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado. Nos últimos dois anos, 2015 e 2016, a STDS capacitou 16.656 jovens em diversas atividades, por meio do projeto Primeiro Passo,em todo o Ceará.