SPD inicia terceiro ciclo de monitoramento de comunidades terapêuticas de 2017

5 de julho de 2017 - 10:36 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Até o final de 2017, Secretaria realizará seis ciclos

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) iniciou, nesta quarta-feira (5), o terceiro ciclo de monitoramento de 2017 nas Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviços à pasta e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). As instituições realizam o acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao uso ou abuso de álcool e outras drogas.

O monitoramento ocorrerá, inicialmente, em CTs situadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O prazo para a conclusão do trabalho é até o final deste mês. A atividade será desenvolvida por técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Atualmente, 17 CTs prestam serviços à SPD e à Senad no Ceará, com a oferta de 393 vagas.

O trabalho nas CTs consistirá na conferência das condições oferecidas pelas instituições para o acolhimento dos usuários encaminhados. Serão avaliados itens como alimentação, higiene, limpeza, oferta de atividades de autocuidado e laborterapia, dentre outros.

As comunidades terapêuticas são voltadas a pessoas que desejam e necessitam de um espaço protegido, em ambiente residencial, para auxiliar na recuperação da dependência às drogas. O tempo de permanência varia de seis a nove meses, dependendo da avaliação de cada indivíduo. O acolhimento é voluntário e custeado por recursos públicos.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, lembra que o monitoramento das CTs é uma atividade efetivada ao longo de todo o ano pela SPD. O objetivo é garantir o atendimento adequado aos acolhidos nas unidades prestadoras de serviço. Até o final de 2017, serão realizados seis ciclos de monitoramento.