Projeto Viva Bem no Sertão é lançado em Tauá

11 de julho de 2017 - 10:09 # # #

Fotos: Ascom / Sesa Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 Twitter: @SaudeCeara www.facebook.com/SaudeCeara

Durante o seminário regional de lançamento do Projeto Viva Bem no Sertão, na manhã de segunda-feira (10), em Tauá, o secretário adjunto da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, defendeu como fundamental o fortalecimento da atenção primária para garantir a oferta de atenção integral à saúde da população com o desenvolvimento de linhas de cuidado. “Esse projeto é exatamente isso, tentar levar atenção integral, mais especificamente em diabetes e hipertensão”, assinalou Gadelha.

O Projeto Viva Bem no Sertão tem o objetivo de implantar a linha de cuidado para atenção integral ao Diabetes Mellitus e à hipertensão arterial e teve adesão dos quatro municípios da Região de Saúde – Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá. O lançamento aconteceu no Auditório da Universidade Estadual do Ceará (Uece) – Campus de Tauá.

Após o seminário de lançamento do projeto, iniciativa da parceria entre Secretaria da Saúde do Ceará, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Fundação Mundial de Diabetes (WDF – World Diabetes Foundation), foi realizada a Oficina 1 do projeto, que prosseguirá até o dia 13 de julho, ministrada pelos especialistas do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). As oficinas do Projeto Viva Bem no Sertão se destinam aos profissionais das equipes de Saúde da Família dos municípios e da atenção especializada da Região de Saúde, que trabalham na assistência, promoção da saúde e prevenção do diabetes e da hipertensão.

Para ressaltar a relevância da iniciativa, a diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, Adriana Forti, observou que o Brasil registrou aumento de 61,8% no número de pacientes diabéticos em dez anos, entre 2006 e 2016, e aumento de 14,2% na prevalência de hipertensos. “A base dessas patologias é a obesidade, que também aumentou em 60%”, completou. Segundo ela, em 2016 o Brasil realizou gastos de 21,8 bilhões de dólares exclusivamente com diabetes. “O projeto imprime uma nova maneira de tratar problemas crônicos como diabetes e hipertensão, ao buscar promover o cuidado integral das pessoas acometidas”, avaliou o secretário-executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso. Roberto Del Aguilla, representante da OPAS, constatou que “o Ceará está liderando no Brasil com esses projetos de atenção integral à saúde”.

Ao implantar a linha de cuidado para atenção integral ao Diabetes Mellitus e à hipertensão arterial, o Projeto Viva Bem no Sertão promoverá ações através da instituição de uma linha de cuidado, promoção de processos de educação permanente, estratificação de risco, rastreamento e do fomento de iniciativas públicas intersetoriais de promoção e prevenção de doenças crônicas não-degenerativas. Com dois anos de duração, o projeto prevê, entre outras ações, a realização de oito oficinas nas regiões de Saúde.

Visita

O secretário ajdunto da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, acompanhado do coordenador de Política e Atenção à Saúde da Sesa, Ivan Mendes Jr., após o encerramento do seminário, visitou a Policlínica Regional em Tauá e, em seguida, o Hospital Regional e Maternidade Dr. Alberto Feitosa Lima.