Educação superior: Governo do Ceará cria a Universidade Aberta do Brasil

18 de julho de 2017 - 17:49 # # #

Giselle Dutra Comunicação institucional

Mensagem do Executivo foi aprovada pelos deputados estaduais e será encaminhada para sanção do governador Camilo Santana

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (18) a Mensagem do Governo do Ceará sobre a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará, voltado à oferta de cursos e programas na modalidade à distância, com a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial. A lei aprovada entrará em vigor após sanção do governador Camilo Santana. A UAB no Ceará será coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A medida do Estado justifica-se pela possibilidade de dar acesso aos cearenses a educação superior à distância, nas áreas mais longínquas do Ceará.

Para o secretário da Secitece, Inácio Arruda, a educação a distância tem proporcionado impacto direto nos municípios e na vida dos cearenses. “A modalidade é um poderoso instrumento de ensino da nossa rede estadual e precisamos expandi-la”, diz, destacando a importância do ensino a distância, como uma grande oportunidade de mais acesso a um curso superior público, totalmente gratuito e de alta qualidade, sem precisar se deslocar da cidade.

O Governo do Ceará, por meio da Secitece, firmará acordos de cooperação técnica e convênios com universidades públicas credenciadas pelo MEC para ofertar cursos ou programas na modalidade à distância, ficando tais universidades responsáveis por administrar esses cursos e pela manutenção da infraestrutura física e de recursos humanos.

Polos Presenciais

Os Polos de Apoio Presencial, vinculados à Secitece são unidades educacionais voltadas para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programa de Educação Superior no âmbito estadual, nos quais deverá haver carga horária presencial mínima, conforme a regulamentação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Os Polos Universidade Aberta do Brasil no Ceará vão oferecer prioritariamente:

1) Cursos de licenciatura e de formação inicial de continuada para professores da educação básica;
2) Cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica;
3) Cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento;
4) Ampliação do acesso à educação superior pública;
5) Fomento ao desenvolvimento institucional para a modalidade de educação à distância;
6) Pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior, apoiadas em tecnologia de informação e comunicação; entre outros objetivos.

Cessão de imóvel para Irauçuba

Nesta terça-feira também foi aprovada a cessão de imóvel do Estado para o município de Irauçuba. O prédio, pertencente à Secretaria da Educação do Estado (Seduc), abrigará a Escola Municipal Lucas Ferreira.

 

Saiba mais

Governador envia Mensagem que propõe implantação da Universidade Aberta do Brasil no Ceará

Educação: governador sanciona lei que concede reajuste a professores estaduais

Educação: Ceará institui Ensino Médio em Tempo Integral e cria selo Escola Sustentável

Educação: Assembleia aprova Mensagem do Governo que concede reajuste a professores

Educação: Governador envia três mensagens para a Assembleia Legislativa

Educação: Ceará está entre os primeiros do País em levantamento do Inep