Trairi: agricultores recebem títulos de terra

21 de agosto de 2017 - 10:35 # #

Marina Filgueiras: Comunicação SDA | ASCOM - (85) 98730-6462 | 3101-8137

Ao todo, até o final do ano, o município receberá 5 mil títulos de propriedade rural

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregou na última semana, 386 títulos de propriedade rural, dos cinco mil títulos que o município de Trairi receberá. Para o secretário Dedé Teixeira, o título de terra traz dignidade para o agricultor cearense e o governador Camilo Santana tem trabalhado para melhorar a vida do meio rural. “Do Cariri ao litoral, o Governo do Ceará trabalha para todos com diálogo e prioridades, encontrando alternativas para construir o desenvolvimento rural”.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, ressaltou a importância do título da terra para os agricultores familiares do Ceará. “386 famílias recebem hoje o documento de propriedade de terra, garantindo para todos os efeitos jurídicos e legais o domínio da terra. Isso representa muito pois ficará para os filhos, netos e demais descendentes”.

O secretário, que lembrou que o programa iniciou no Ceará na época do presidente Lula e cujo secretário do Desenvolvimento Agrário era o atual governador Camilo Santana, ainda destacou o acesso ao crédito. “Quando o agricultor quiser produzir na sua própria terra e precisar de crédito, terá a terra como força e garantia no banco”.

O Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense.

A agricultora Maria Lopes da Silva, de 95 anos, se emocionou em receber o título. “Sempre fui da agricultura, planto até hoje e a partir de agora a terra é minha e da minha família e ninguém tira. Tive 14 filhos e hoje só tenho 4 vivos, mas sei que com esse título a propriedade ficará para minhas netas que são quem cuidam de mim atualmente”.

Segundo o último balanço do Idace, em 2017 já foram entregues 4.274 títulos de propriedade rural, beneficiando milhares de famílias de 23 municípios cearenses.

Para o superintendente do Idace, Cirilo Pimenta, o Governo do Ceará tem o DNA da agricultura familiar. “Talvez esse seja um dos projetos mais importantes executados pelo Governo, pois são várias garantias em um papel só: o direito à terra, o poder de acesso ao crédito, a dignidade e a felicidade dos nossos agricultores, que são grandes incentivadores da economia do nosso Estado”.

Participaram do evento o prefeito de Trairi, Marcos Henrique Ferreira do Prado, o secretário de agricultura municipal, Romildo Aragão, a superintendente adjunda do Idace, Graça Pedrosa, o diretor técnico do Idace, Paulo Henrique, o delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Rosilônio Magalhães, o presidente da Câmara Municipal, Robson Vicente, representando a comissão de agropecuária da Assembleia Legislativa, Wanderley Magalhães, além de secretários municipais, vereadores e agricultores.