Capacitação profissional: STDS forma 296 novos profissionais no Litoral Oeste e Sertão de Sobral

25 de agosto de 2017 - 09:55 # # # # # # #

Carlos Eugênio Saraiva - Assessoria de Comunicação - STDS
85 3101.2089 / 2099 - imprensa@stds.ce.gov.br

Os jovens foram capacitados nos municípios de Sobral, Reriutaba, Meruoca, Itapajé e Coreaú

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) forma nesta sexta-feira (25), em Sobral, Reriutaba, Meruoca, Itapajé e Coreaú, mais 296 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Estamos otimistas neste segundo semestre do ano, período em que o número de contratações tem aumentado, principalmente no setor de serviços, que tem sido o foco das nossas capacitações”, reflete o titular da Pasta, Josbertini Clementino, que fará a entrega dos certificados nas regiões do Litoral Oeste e Sertão de Sobral.

Os novos profissionais foram qualificados através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Do total de pessoas capacitadas, 95 foram atendidas pelo Criando Oportunidades, em Meruoca e Coreaú. Ainda em Coreaú, outros 44 jovens serão certificados nos cursos de Informática Básica e Avançada, através do Jovem Bolsista. Em Sobral e Itapajé, 135 jovens concluíram os cursos de Assistente administrativo, Assistente de comércio, e Alimentador de Linha de Produção, através do Jovem Aprendiz. Enquanto em Reriutaba, 22 jovens concluíram o curso de Doces e Salgados, através da linha de ação Jovem Bolsista.

 

Qualificação cidadã

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.
85 9.8878.8510
85 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br