Seminário debate política de formação de trabalhadores do SUS

30 de agosto de 2017 - 10:29 # # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel: - Assessoria de Comunicação da Sesa - (85) 3101.5221 / 3101.5220

Gestores e profissionais de saúde, instituições de ensino e representantes do controle social se reúnem nesta quinta-feira (31) para discutir a política de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. Realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTES), o “Seminário da Política de Educação Permanente em Saúde: desafios e possibilidades no contexto do Ceará” será das 8 às 17 horas, em Fortaleza.

O Ministério da Saúde propôs a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento dos seus trabalhadores, buscando articular a integração entre ensino, serviço e comunidade, além de assumir a regionalização da gestão do SUS como base para o desenvolvimento de iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades e dificuldades do sistema. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma proposta ético-político-pedagógica que pretende transformar e qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas de educação em saúde, como também incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial.

O seminário promovido pela CGTES objetiva promover o fortalecimento das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES) no Ceará, com a avaliação das iniciativas de educação permanente em saúde. A pauta do seminário prevê debate sobre as CIES e os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) para instrumentalização da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. O COAPES é um dispositivo previsto na Lei do Programa Mais Médicos, que promove o processo de contratualização entre os serviços de saúde e as instituições de ensino, com o objetivo de fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade.

Serviço
Seminário da Política de Educação Permanente em Saúde
Dia: 31 de agosto de 2017
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hotel Plaza Praia Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, Fortaleza

30.08.2017