Cardiologistas de outros estados recebem treinamento no Hospital de Messejana

29 de setembro de 2017 - 10:54 # # #

Milena Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Ceará, realiza, até esta sexta-feira (29), o 2º Treinamento Avançado de Intervenção Coronária Complexa. O curso tem como foco o tratamento de doença coronariana através de cateter. Cardiologistas do Hospital de Messejana, do interior do Estado e de estados do norte do país, como Amazonas e Pará, além de residentes, estão participando do curso.

O chefe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HM, Breno Falcão, está conduzindo o treinamento. “A ideia é trocarmos experiências sobre a realização de intervenções percutâneas (tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias, por meio de cateter) em pacientes portadores de doença coronária complexa e treiná-los em técnicas avançadas como o emprego do rotablator, aparelho que permite a abordagem terapêutica de lesões calcificadas e de óstios coronarianos, manuseio do ultrassom intracoronário e a medição da FFR (fluxo fracionado de reserva do miocárdio, mede a pressão das artérias coronárias)”, explica. O Serviço de Hemodinâmica se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo.

O diretor geral do Hospital de Messejana, Frederico Augusto de Lima e Silva, ressalta que a instituição utiliza técnicas modernas que auxiliam nas decisões terapêuticas na sala da Hemodinâmica. “O Hospital de Messejana mantém sua tradição de assegurar a tecnologia de ponta no manuseio de seus pacientes, além de contribuir, sobremaneira, para a formação e a educação continuada dos médicos especialistas do Ceará e da região Norte-Nordeste”, afirma.

Referência nacional

Durante o encontro, estão sendo realizadas rodas de conversa, palestras e vivências dos procedimentos. O Hospital de Messejana é referência nacional na realização de angioplastia coronariana primária e implante de stents no infarto agudo do miocárdio. Por mês são realizadas cerca de 120 angioplastias, procedimento médico para abertura do entupimento de uma artéria do coração. Os sintomas mais comuns do infarto agudo do miocárdio são: desconforto no peito que pode acometer a região torácica, do umbigo até o queixo, irradiação para o braço e mandíbula, além de sudorese e mal estar. Alguns pacientes podem ter sintomas confundíveis com outros problemas mais simples, retardando o diagnóstico.

Além da angioplastia coronária, outros procedimentos são feitos com frequência no setor de Hemodinâmica do Hospital de Messejana, onde são atendidos cerca 600 pacientes por mês. São realizados: cateterismo cardíaco, tratamento de doenças estruturais congênitas, avaliações para transplantes cardíacos, biópsia do miocárdio, colocação de marcapassos, diagnóstico e procedimentos terapêuticos em crianças portadoras de cardiopatia congênita, estudo eletrofisiológico e terapêutica das arritmias cardíacas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área endovascular.