Dia da Criança: Granja Lisboa recebe Arte na Praça, edição especial do mês das crianças

12 de outubro de 2017 - 19:47 # # # #

Carlos Eugênio - Ascom/STDS
Ariel Gomes - Fotos

A ação é promovida pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através do Fortaleza, Cidade da Criança

“A criança se desenvolve integralmente a partir da brincadeira e do convívio com a comunidade, aprendendo assim, a respeitar o próximo e potencializar suas  habilidades socioemocionais e motoras. Trabalhamos incessantemente para fortalecer a primeira infância no Ceará, apostando na formação de cidadãos conscientes e preparados para as responsabilidades da vida adulta”. A declaração é da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, ao abrir nesta manhã, o 3º Arte na Praça – edição especial do mês das crianças, realizado na manhã desta quinta-feira (12), na Praça da Santa Cecília, no bairro Granja Lisboa.

Foi uma manhã de festa, com a criançada  sorrindo à toa, entre os palhaços e animadores, personagens de um mundo encantado de sonho e magia do Circo Escola Bom Jardim. Enquanto as crianças participavam das animações, mamães, papais e avôs aproveitaram para emitir documentos,  auferir a pressão arterial e curtir junto aos filhos e netos. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Santana, em parceria com o Projeto Fortaleza, Amiga da Criança, coordenado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O objetivo maior do evento é fortalecer o vínculo familiar, comunitário e auxiliar no desenvolvimento das crianças cearenses, além de promover arte, cultura e lazer nos bairros das periferias de Fortaleza.

“A primeira infância tem sido prioridade no Governo do Ceará, tanto na capital como nos demais municípios. Nesta ação integrada entre Estado e Prefeitura de Fortaleza, nós da STDS estamos ajudando com uma série de serviços que contemplam não apenas as crianças, mas toda a família . Acredito que a educação inicia dentro de casa, por isso, este evento é, acima de tudo, um grande encontro para celebrar a vida que deve se desenvolver plenamente em todos os lugares e recantos das cidades”, ressaltou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Presente

“Eu aproveitei esse momento para trazer meu três netos, a gente não tem muita opção de lazer por aqui, então esse evento foi o presente do Dia das Crianças para cada um deles e para mim também”, afirmou dona Ana Nivea, cuja alegria saltava aos olhos, fugia do peito, junto dos netos Cauê, Cauã e Levi.“Vivemos hoje, especificamente na cidade de Fortaleza, um momento delicado. Precisamos estar cada vez mais unidos, sempre compreendendo que é essa criança de hoje que precisamos trabalhar bem, para que se tornem jovens cidadãos. E é com ações como essas que começamos a revelar a pessoa boa que existe em cada um de nós. Esse trabalho, começa, essencialmente na infância,” explicou a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), Tânia Gurgel.

Serviços

O Arte na Praça conta com apresentações artísticas, contação de histórias, brincadeiras e jogos, pintura em tela, além de serviços de corte de cabelo, pintura de unhas, aferição de pressão, emissão de documentos, dentre outros, realizados pelas secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), da Cultura (Secult), da Saúde (Sesa) e da Justiça e Cidadania (Sejus). A programação possui ainda oficinas de karatê, capoeira, kung fu, pintura de rosto, gesso, EVA, desenho e dobradura.O Dia da Criança Especial já passou pelos bairros Aldeota, Passaré, Barra do Ceará, e agora Granja Lisboa, e segue para o Conjunto Ceará e Pan Americano, respectivamente, neste próximo sábado (14/10) e domingo (15/10). As atividades ainda serão realizadas nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro.

Parcerias

A programação conta com o apoio e a execução do Governo do Ceará, através da Casa Civil, Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesa) e Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); e da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama do Município, secretarias regionais, Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Ônibus Mais Infância Ceará

Desta vez, a parada do ônibus Mais Infância Ceará foi no bairro Granja Lisboa, levando atrações para a comunidade neste feriadão do dia 12 de outubro, em que é celebrado o Dia das Crianças. O transporte foi lançado no último sábado (7), no bairro Passaré, durante o primeiro “Arte na Praça – edição especial do mês das crianças”. Inicialmente, neste mês de outubro, os bairros com os maiores índices de vulnerabilidade social de Fortaleza são beneficiados com a ação. A partir do mês de novembro, o veículo percorrerá os municípios do interior cearense levando programação infantil.