Governador confirma transporte gratuito para 101 mil alunos nos dois dias de Enem

31 de outubro de 2017 - 15:53 # # # # # #

Caio Faheina - Repórter
José Wagner - Fotos

Durante o bate-papo, Camilo Santana também garantiu o Passaporte Enem, carteira de estudante com crédito que será entregue nas escolas, e anunciou a implantação do BPRaio em Maranguape no próximo dia 25 de novembro

Faltando pouco menos de uma semana para a primeira das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governador Camilo Santana confirmou que o Governo do Ceará vai garantir o transporte de mais de 101 mil alunos inscritos no exame. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31), durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. “Também estamos dando crédito na carteirinha de estudante, oferecendo o Passaporte Enem”, acrescentou. O passe será entregue nas escolas estaduais para que os alunos inscritos no Enem se desloquem gratuitamente nos dois domingos de prova – nos dias 5 e 12 de novembro.

O governador também estimulou os alunos da rede estadual de ensino para a realização do exame. “Lançamos, hoje, na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a hashtag #Enemvou2dias. É uma forma de desejar boa sorte e incentivar a participação dos alunos nos dois dias de prova”, relacionou.

 

BPRaio em Maranguape

Durante a transmissão, o chefe do Executivo também anunciou a data de implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Maranguape, município distante cerca de 30 quilômetros de Fortaleza. A ampliação na segurança do município será realizada no próximo dia 25 de novembro. “Serão 4 equipes, 37 policiais, 16 motos e uma viatura pra ajudar no policiamento”, elencou. O governador divulgou a data horas antes da implantação do BPRaio no bairro Vila Velha, na Capital, marcada para às 18 horas desta terça-feira, na avenida Mozart Pinheiro de Lucena – s/n.

Camilo Santana também anunciou que novos 30 policiais serão incorporados ao policiamento de Jijoca de Jericoacoara – município beneficiado com o aeroporto inaugurado recentemente pelo Governo do Ceará. “Com esses 1350 agentes formados agora, que estão nas ruas, eu destinei 30 (agentes) para Jericoacoara. Estamos, também, construindo um plano de segurança para as áreas turísticas, para reforçar o policiamento”, disse.

AvanCe e Refinaria

O estudante Felipe Sousa questionou o governador quanto ao pagamento da primeira parcela do AvanCE – Bolsa Universitário – programa que oferta meio salário mínimo para alunos de baixa-renda, oriundos da rede pública estadual, que ingressaram em universidades distantes de onde moram. “A primeira parcela será paga já em novembro”, respondeu Camilo Santana. “E foi lançado mais um edital para 250 novas vagas (no programa), também para 2017”, ampliou o chefe do Executivo. Confira o edital.

Fábio Sousa e Renato Vasconcelos também participaram do bate-papo. Eles perguntaram ao governador sobre o andamento da instalação da refinaria no Estado. “Está muito bem encaminhada, a parceria com os chineses. Estamos conversando não só com empresários que estão dispostos a fazer investimentos, mas com o Banco de Desenvolvimento Chinês, responsável pelo financiamento desse equipamento no Ceará. A perspectiva é de que os investimentos sejam da ordem de US$ 7 bilhões”, calculou.

 

Investimentos no Cariri

Camilo Santana também anunciou série de investimentos para a região do Cariri. Um deles é a construção de mais um campus da Universidade Regional do Cariri (Urca). “Acabamos de negociar a compra do antigo Serviço Social do Comércio (Sesc), na entrada do (município de) Crato, para que a Urca possa fazer um projeto de recuperação (do espaço), para que seja mais um campus da universidade”, afirmou.

Além disso, o governador abordou a criação de um centro cultural na região. “Estamos negociando a compra do antigo Hospital São Francisco, na saída de Crato, para fazer a reforma”. O teatro Rachel de Queiroz, também localizado no município, confirma Camilo Santana, está sendo avaliado para ser integrado aos equipamentos culturais do Estado.

 

Agenda

Nesta terça-feira (31), o governador Camilo Santana acompanha a segunda fase da expansão do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na Capital. Serão apresentados 38 policiais, que serão direcionados para o bairro Vila Velha. O efetivo contará com 18 motos e uma viatura para otimizar a segurança na região.

Já nesta quarta-feira (1), o chefe do Executivo participará de reuniões internas para avaliar ações e projetos do Estado.

 

Confira os principais destaques da semana:

HUB: Ceará receberá 1,5 milhão de passageiros domésticos e 70 mil estrangeiros por ano

Ceará zera fila para cirurgias de lábio leporino e festa marca os 20 anos da parceria com a Operação Sorriso

Iniciado processo que vai duplicar capacidade operacional do BPRaio na Capital

Em reunião com governadores no Acre, Camilo Santana pede plano nacional para Segurança Pública

Canindé: Governo do Ceará entrega Escola de Ensino Médio em assentamento rural

Ceará ultrapassa médias do Nordeste e do Brasil em Leitura, Escrita e Matemática

Ouça:

Camilo Santana anunciou o transporte dos alunos e aproveitou a ocasião estimular os alunos da rede estadual de ensino para a realização do exame.

O chefe do Executivo também disse a data de implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Maranguape.

Camilo Santana informou que novos 30 policiais serão incorporados ao policiamento de Jericoacoara.

O governador falou sobre o pagamento da primeira parcela do programa AvanCE – Bolsa Universitário.

O chefe do Executivo explicou como está a negociação para a instalação de uma refinaria no Ceará.

Para o Cariri, Camilo Santana destacou a construção de mais um campus da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Além disso, o governador abordou a criação de um centro cultural na região do Cariri.