Internos do sistema penitenciário participam de mostra de filmes LGBT

13 de novembro de 2017 - 16:38 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sejus ascom.sejus@gmail.com
www.sejus.ce.gov.br (85) 3101.2862

A 11ª edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual – For Rainbow recebe nesta terça-feira (14), às 14h, no Centro Cultural Dragão do Mar, internos e internas de unidades prisionais para assistir ao filme ‘Meu corpo é político’, de Alice Riff. O longa mostra o dia a dia de diversos ativistas LGBTs, moradores das periferias de São Paulo, e faz um panorama do contexto social em que os personagens estão inseridos e de sua atuação nas ruas. Além disso, levanta questões sobre a população trans no Brasil e suas disputas políticas.

A Unidade Prisional Irmã Maria Lima Pontes e o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa levarão cerca de 40 pessoas para assistir ao documentário. É a terceira vez que a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) leva internos para o festival e também recebe a mostra itinerante nas unidades penitenciárias.

Para Lucia Bertini, assessora de Cidadania da Sejus, a integração do festival com a realidade do sistema penitenciário tem grande importância. “É um momento de tirarmos homens e mulheres trans que estão no sistema dessa zona de descriminalização e preconceito”, diz Lúcia. A assessora destaca ainda que os filmes trazem momentos de reflexão dos internos sobre a sua condição LGBT.

O festival

O For Raibow é um dos mais importantes espaços de difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero e incentivo à cultura de paz.

Com uma média de 5.000 pessoas por ano, o evento traz mostras de filmes cujas temáticas são ligadas ao cenário LGBT, além de apresentações de teatro, dança e música, entre outras atividades. A programação tem entrada gratuita.