Governador anuncia programa para reduzir fila de exames e cirurgias no Estado

28 de novembro de 2017 - 15:59 # # # # #

Caio Faheina - Repórter
José Wagner - Gestor de Fotografia

Durante a transmissão, realizada nesta terça-feira (28) em sua página no Facebook, Camilo Santana também adiantou mudanças no Programa AvanCE e instalação do Bilhete Único Metropolitano para a região do Cariri

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (28), durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook, que o Estado terá um programa para reduzir a fila de exames e cirurgias nas unidades do Ceará. Segundo o governador, a Secretaria da Saúde está concluindo estudo sobre as especialidades que hoje têm maior demanda da população. “Estamos aumentando investimentos na saúde, ampliando leitos, abrindo novas UPAs. Estamos fazendo um esforço muito grande para que novas ações cheguem à população cearense”, assegurou, ao responder a pergunta da internauta Patrícia Arcanjo sobre a fila das cirurgias.

“Muitas vezes, o Estado fica preso aos fornecedores. Não podemos ficar dependentes de poucas empresas, que muitas vezes atrasam a entrega. É importante que a população saiba disso”, disse Camilo Santana. Entre as ações para a saúde, o governador destacou ainda a construção de mais 48 leitos no Hospital de Messejana, que já conta com 430 leitos; e a reabertura de 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) espalhadas pelo Estado.

Bilhete Único no Cariri

Além disso, Camilo Santana assinou Projeto de Lei que cria o Bilhete Único na Região Metropolitana do Cariri (RMC). No PL, que seguirá ainda nesta terça-feira para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), consta a permissão para integração dos modais rodoviário e metroferroviário. Com isso, a população caririense poderá utilizar os sistemas municipais de transporte, no intervalo de duas horas, pagando somente uma passagem.

Segundo o governador Camilo Santana, o objetivo é reduzir os custos para quem depende do serviço de transporte na região. “Isso representa uma economia no bolso da população”, reconheceu. “Já beneficiamos milhares de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza e, agora, vamos beneficiar a região do Cariri”, relacionou. Na RMF, o Bilhete Único Metropolitano passou a valer no último dia 1º de junho, interligando os 19 municípios que integram a macrorregião.

Mudanças no AvanCE

O governador também adiantou, na transmissão, que o Programa AvanCE – Bolsa Universitário terá mudanças. O projeto, que beneficia estudantes inscritos em programas sociais, como o Bolsa Família, também contemplará aluno de baixa renda que não pertencem a programas do segmento. “Estou mandando uma nova lei para Assembleia (Legislativa do Ceará) que beneficia todos os alunos, independentemente de estar no Bolsa Família ou não”, declarou.

Camilo Santana também afirmou que o pagamento inicial do benefício será realizado ainda neste novembro. O AvanCE objetiva melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública cearense, por meio de auxílio financeiro.

Areninha

Durante o bate-papo, o chefe do Executivo também anunciou que Boa Viagem receberá uma Areninha. O município cearense é um dos que receberão o equipamento esportivo. O investimento total é de R$ 70 milhões.

Outros investimentos

Camilo Santana antecipou, ainda, que na próxima transmissão (terça-feira, 5 de dezembro), trará novidades relacionadas ao pagamento de insalubridade dos agentes de saúde. O gestor também apontou grandes ações na segurança pública, como a entrega, nesta terça-feira (28), de mais 205 motocicletas para reforçar o policiamento; e afirmou estar empenhado na obra do anel viário da BR-020, além do viaduto do município de Maranguape e de requalificação de vias do entorno. “Se a empresa não quiser dar celeridade à obra, vou ter de chamar a segunda colocada. Não é por falta de dinheiro. A construtora é que tem tido dificuldades de dar celeridade”, afirmou.

EUA e Vaticano

Na conversa, o governador explicou, ainda, que não pode realizar a transmissão na última terça-feira (21), em decorrência de agenda internacional. O chefe do Executivo participou, nos Estados Unidos, de evento com altas autoridades do Brasil, e, no Vaticano, na Itália, foi recebido, ao lado da primeira-dama, Onélia Santana, pelo papa Francisco. “Foi um momento simbólico para mim. Disse (ao papa) que o Ceará passava por seis anos consecutivos de seca. Pedi a ele que rezasse e abençoasse o nosso Estado. Agradeci, ainda, pela reconciliação da igreja com o Padre Cícero”, disse o governador, emocionado, segurando a bandeira do Ceará assinada pelo pontífice.

Assista à transmissão na íntegra:

#CamiloResponde – Edição 41

Bate-papo com a população – #CamiloResponde – Edição 41

Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 28 de novembro de 2017

Veja também:

Maracanaú: Governo inaugura Praça da Juventude e autoriza construção de Areninha

“Trinca de hubs” marca novo momento da economia cearense

Ceará terá lei para regulamentar normas de segurança em empresas bancárias

Febre aftosa: prazo para vacinar rebanho termina neste sábado (2)

Governo do Ceará autoriza a construção de Areninha e sistema de abastecimento d’água em Quixadá