Livro Caminho das Águas e Sala de Imprensa Todos pela Água são lançados pelo Governo do Ceará

13 de dezembro de 2017 - 08:50 # # # # #

Caio Faheina - Repórter
Tiago Stille - Fotógrafo

O material impresso narra a relação dos cearenses com o semiárido e mostra políticas públicas efetivas na convivência com a seca. Já a ferramenta digital permite o acesso dos cidadãos às medidas que o Governo do Ceará tem tomado na área de recursos hídricos, além de colaborar com a produção da imprensa

“Tudo que faço é porque aprendi na pele. A seca e a chuva fazem parte da gente, então temos que lidar com elas”. O ensinamento é do agricultor Antônio Claudino, o Gago, de 53 anos, e foi reproduzido pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (12), no Palácio da Abolição, durante o lançamento do livro Caminho das Águas – Histórias de convivência com a seca no Ceará. Além da obra, que traduz não só a persistência do homem de Crateús, mas o percurso da resistência dos cearenses diante do semiárido, foi lançada, na ocasião, a Sala de Imprensa Todos pela Água, plataforma que traz conteúdos transmídia sobre as políticas públicas de recursos hídricos no Ceará.

Em evento para convidados e para a imprensa, o governador Camilo Santana enfatizou a importância de documentar a trajetória de um Estado que, atualmente, transita pelo sexto ano consecutivo de seca – e que tem na memória outras estiagens. “O livro não registra somente ações importantes, criativas e inovadoras, como o reúso de água; ele traz homens e mulheres que convivem com essa realidade”, disse.

Também presente na solenidade, o chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, especificou algumas questões a respeito do material impresso. “Ele mostra a resistência de toda a nossa população; viver no semiárido não é fácil, é extremamente árduo. E essa resiliência produziu uma civilização extremamente criativa, empreendedora”, certificou.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, somou: “O livro registra essa ideia da água em diversos níveis, desde o pequeno produtor rural, passando pela irrigação, e o abastecimento humano”. Além disso, o titular da SRH elogiou o caráter literário da produção, que teve como alicerce as narrativas de Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos.

O chefe de Gabinete esclareceu, ainda, o papel da Sala de Imprensa Todos pela Água, plataforma que reúne temas ligados aos recursos hídricos do Ceará. “Vai servir tanto para a população, como para jornalistas, que podem complementar suas análises sobre o fenômeno da seca”, afirmou Batista, reforçando a contribuição do Grupo de Trabalho de Contingência, formado no início do governo Camilo Santana, para traçar estratégias de convivência com a aridez extrema.

Sala de Imprensa

O site Todos pela Água compila, diariamente, informações relativas às políticas públicas de recursos hídricos no Ceará. Este agrupamento de dados vem para facilitar o acesso do cidadão aos passos que estão sendo tomados na área e, principalmente, para colaborar com o trabalho da imprensa regional e nacional. A ferramenta possui matérias jornalísticas e reportagens especiais em diversos formatos, como fotos, áudios com sonoras, vídeo, apresentações e documentos para download. O conteúdo poderá ser baixado mediante cadastro no próprio site.

Saiba mais

O livro Caminho das Águas – Histórias de convivência com a seca no Ceará é dividido em três atos (Filhos do Sertão, Água da grande cidade e Ceará Inventivo) e narra, também, causos esquecidos pelo tempo – histórias de retirantes que tentavam driblar a fome, a seca, e que viveram as angústias dos Campos de Concentração espalhados pela Capital e pelo sertão. A produção, que teve patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), é de uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Cultura.

Estiveram presentes no evento de lançamento, ainda, os presidentes da Cagece, Neuri Freitas; da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias; os secretários do Meio Ambiente, Artur Bruno, e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá. Representando a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), marcou presença o deputado Yuri Guerra. O editor do livro Caminho das Águas, Benedito Teixeira, também esteve na solenidade.

Serviço

Acesse a Sala de Imprensa Todos pela Água