Governador inaugura posto do Detran em Maracanaú e anuncia a maior redução média no IPVA 2018 do País

28 de dezembro de 2017 - 18:34 # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja - Fotógrafo

O município de Maracanaú agora conta com uma nova opção de atendimento dos serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran). O governador Camilo Santana esteve nesta quinta-feira (28) na inauguração do posto, localizado no North Shopping Maracanaú, onde também anunciou a tabela completa com os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. A novidade é que haverá redução para todos os veículos tributados no Estado, numa economia média de 4,46% em relação a 2017.

“Estamos neste final do ano entregando hoje um novo posto do Detran com todo tipo de serviço para dar mais conforto à população de Maracanaú. Tambem anunciei que vamos ter uma redução do IPVA em 2018, a maior de todos os estados do Brasil. Para mim, é melhor diminuir e todo mundo pagar do que aumentar e muita gente não pagar. Ganha o Estado, ganha a população. Também estou liberando mil novas CNH populares para Maracanaú, para os moradores tirarem carteira gratuitamente. Quem tem moto 125 cilindradas sem multas esse ano, vai ter praticamente metade da redução do valor do IPVA ano que vem, estimulando as pessoas a circularem com cuidado. Em breve voltarei para novas parcerias, obras de saneamento, Areninha, delegacia e muito mais”, disse o chefe do Executivo.

Ao todo, 2.384.925 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 969.244.939,64 milhões, onde 50% desse valor pertence ao tesouro estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses. O pagamento, antes permitido em apenas quatro parcelas, poderá ser efetuado em até cinco vezes.

Todos os boletos estarão disponíveis para impressão a partir do dia 2 de janeiro. Confira a tabela com os valores.

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que toda a população cearense tem a ganhar com a diminuição do número de inadimplentes. “Com a redução do valor do tributo, há também uma redução da inadimplência. Assim, a ideia é que quase a totalidade das pessoas pague o IPVA. Mesmo com uma redução média de 4,46%, há a expectativa de um aumento da receita de 13%, um valor bastante significativo para o Estado, lembrando que esse valor é repartido entre os municípios. Vale lembrar também que o Ceará é o único estado do país a aceitar o pagamento do IPVA por cartão de crédito, com margem para negociação de acordo com cada empresa”.

O superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, destacou os muitos avanços conquistados pelo órgão neste ano. “Essa unidade vai atender a vários serviços, perto de casa, num ambiente confortável, dando continuidade a uma experiência que tem sido bem sucedida em shoppings da Região Metropolitana de Fortaleza. Quero parabenizar ao Camilo Santana pelo governo estupendo, em que tem cumprido os compromissos e feito muito mais. O Detran tem que agradecer pela CNH Estudantil, a CNH Rural, pelo concurso público do Detran, Refis do Detran, entre outros projetos. O ano de 2017 foi extremamente positivo”.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o deputado estadual Júlio César Filho; o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça; entre outras autoridades.

Redução do IPVA 2018

A redução média aplicada no Ceará foi superior a divulgada pela maioria dos estados até o momento. Em São Paulo, a redução média foi de 3,2%, no Paraná 3,46%, em Pernambuco 3% e na Paraíba 2,9%. Motocicletas até 125 cilindradas, sem infrações de trânsito em 2017, continuam com o benefício da redução de alíquota de 2% para 1% no valor do IPVA.

O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será até o dia 31 de janeiro. Quem decidir por parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 09 de fevereiro, 09 de março, 09 de abril, 09 de maio e 11 de junho de 2017.

Como em 2017, o IPVA 2018 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Posto do Detran em Maracanaú

O posto do North Shopping Maracanaú, que foi instalado em parceria com o shopping, tem 530m² de área total privativa e capacidade de atendimento diário para até 400 usuários.

Serão oferecidos os seguintes serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação: primeira habilitação, renovação, adição de categoria, exame médico e psicotécnico. Também estarão disponíveis os serviços relacionados a veículos, como: primeiro emplacamento, transferência, vistoria, segunda via do CRLV e do CRV.

O horário de atendimento será das 10h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

 

 

Ouça

A novidade é que haverá redução para todos os veículos tributados no Estado, numa economia média de 4,46% em relação a 2017. O governador Camilo Santana falou sobre a redução na cobrança do imposto.

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que toda a população cearense tem a ganhar com a diminuição do número de inadimplentes.