Governo do Ceará entrega títulos de terra em Boa Viagem

3 de janeiro de 2018 - 13:39 # # # #

O Governo do Ceará entrega, nesta quinta-feira (04), às 9h, 189 títulos de propriedade rural no município de Boa Viagem, no Sertão de Canindé. O evento acontece no Núcleo de Arte e Cultura (NAEC) do município e contará com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e do superintendente do Instituto do Desenvolvimento do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta.

De acordo com o último balanço do Idace, foram entregues 9.475 títulos de terra em 2017 e a previsão é de que neste ano de 2018, outros 18 mil agricultores sejam atendidos com a regularização da terra. As próximas entregas, ainda no mês de janeiro, acontecem em Novo Oriente, Quiterianópolis, Parambu, Cruz, Crateús, Tamboril e Aiuaba.

Dedé Teixeira considera a entrega dos títulos de terra um importante trabalho, entre outros desenvolvidos pelo Idace, órgão vinculado à SDA, que incentiva o desenvolvimento agrário de todo o Ceará. “O documento significa a posse da terra e a garantia de novos recursos e ações para o meio rural”, aponta o secretário.

Por sua vez, o superintende do Idace, Cirilo Pimenta avalia se tratar de “um passo para a conquista da cidadania do homem do campo e da mulher do campo, além de um instrumento efetivo de combate à extrema pobreza”.

Parceria

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil da Presidência da República.

Segundo informações da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO/Idace), o Ceará dispõe de uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares. A previsão é de que sejam cadastrados 260.846 imóveis, emitidos 182 mil títulos e que sejam beneficiadas 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa de regularização da terra tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

Serviço:

Governo do Ceará entrega 189 títulos de terra em Boa Viagem

Local: Boa Viagem – Ceará

Hora: 9 h

Data: 04.01.2018