Empossados na Uece mais de 100 novos servidores técnicos administrativos

5 de janeiro de 2018 - 11:43 # # # #

Adriana Rodrigues - Assessoria de Comunicação da Uece

Os empossados foram selecionados por meio do primeiro concurso público para servidores da categoria na Funece.

Os novos servidores técnicos administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) tomaram posse na última quarta-feira (3). A solenidade, realizada no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, foi presidida pelo reitor da Uece e presidente da Funece, professor José Jackson Coelho Sampaio.

Na ocasião, foram empossados 102 dos aprovados no primeiro concurso público para servidores técnicos administrativos do sistema Funece/Uece, ocorrido em fevereiro de 2017, com a oferta de 135 vagas. Eles já haviam sido nomeados pelo governador Camilo Santana no último dia 6 de dezembro.

Para a cerimônia de posse, os concursados foram recepcionados pelos primeiros servidores da Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), antecessora da Funece, Liana Rabelo de Castro Andrade e José de Freitas Barbosa Filho, e pelo Sindicato dos Servidores técnicos administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará (SINSESC) que, ao final da cerimônia, acolheu os empossados com distribuição de flores.

De acordo com o reitor Jackson Sampaio, a realização desse primeiro concurso, aos 42 anos da Uece, foi uma conquista da Administração Superior e das comunidades das três universidades estaduais cearenses, e do SINSESC. “Tivemos uma luta de quatro anos para que esta cerimônia acontecesse. Estamos todos felizes por compartilhar com vocês esse momento inaugural, e dessa forma acadêmica, com posse, seguida de formação com 52 horas de carga horária”, ressaltou.

Os novos servidores participarão do curso Iniciação ao Serviço Público na Funece, no período de 04 a 12 de janeiro, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que será realizado a partir de parceria entre a Funece/Uece e a Escola de Gestão Pública (EGP).

“Vocês vão entrar na Funece e na Uece mapeando a estrutura na qual irão atuar, conhecendo as tarefas necessárias para o exercício do trabalho de vocês, com consciência dos benefícios e das obrigações, das vantagens e das carências”, apontou o reitor Jackson Sampaio. “Por exemplo, nos últimos 20 anos, perdemos 670 servidores, por aposentadoria, falecimento e exoneração e fomos autorizados a repor as 135 perdas ocorridas no período 2007/2014. Mas vamos construir juntos as regras necessárias ao funcionamento do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a luta por novos concursos públicos”, completou.

Jackson Sampaio destacou ainda que os novos servidores atuarão sob um novo PCCV, outra grande vitória. “Essa foi uma luta de, aproximadamente, dez anos, que nos lega, agora, um Plano moderno, pleno e concebido segundo a lógica acadêmica, isto é, um Plano realmente digno de servidores de universidade pública”, explicou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, presente na cerimônia, ressaltou que aquela seria uma tarde histórica. “Depois de mais de 42 anos, nós estamos dando posse aos primeiros concursados da Universidade Estadual do Ceará. Em meio a toda a crise que hoje enfrentamos, nós nos sentimos também honrados de participar desta solenidade, em meu nome e em nome do governador Camilo Santana. Sejam bem-vindos para apoiar o desenvolvimento humano do Estado do Ceará, por meio do fortalecimento de sua educação superior”.

Para os empossados, é grande a expectativa de trabalhar na melhor universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros. “Eu pretendo passar muito tempo aqui e procurar também fazer uma pós-graduação, sempre buscando exercer minha função da melhor maneira possível e, com isso, contribuir com o crescimento da Universidade”, projetou Thiago Pereira da Silva.

Rodrigo Fernandes Freitas conta que esse é, para ele, um sonho realizado. “Agora, como servidor público, espero poder contribuir bastante não apenas com o crescimento da Universidade, mas também com a melhoria do serviço público em geral”.

Apresentação

Os 102 novos servidores deverão se apresentar aos seus locais de trabalho a partir de 15 de janeiro de 2018. Eles serão distribuídos nos campi da Uece no interior e na capital. A Uece receberá ainda 33 aprovados no concurso, convocados dentro dos prazos previstos em lei, pois alguns solicitaram prorrogação de prazo para a posse e outros desistiram de assumir, o que leva à convocação dos classificados na ordem sequencial.

Participaram também da mesa principal o vice-reitor da Uece e vice-presidente da Funece, Hidelbrando Soares; o chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto; o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales; o assessor da Pró-Reitoria de Planejamento, Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães, representado o pró-reitor Fernando Antônio dos Santos; e a diretora do Departamento de Pessoal, Rosangela Araujo da Silva.

Estiveram presentes na solenidade, ainda, o ex-reitor da Uece, Francisco de Assis Moura Araripe; os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Araújo; de Extensão, Fernando Roberto Silva; de Graduação (em exercício), Cristiane Maria Sampaio Forte; além de diretores de Centros e Faculdades, coordenadores de cursos, professores, amigos e familiares dos empossados.