Palestra “Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual” é realizada para profissionais de segurança

10 de janeiro de 2018 - 09:17 # # # #

Morgana Cruz - ascom@policiacivil.ce.gov.br

Em continuidade às ações desenvolvidas em alusão ao “Janeiro Branco”, a Assessoria Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quarta-feira, um treinamento com o tema: “Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual”. A ação ocorreu pela manhã na sede da pasta, no bairro São Gerardo – Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04) e teve como alvo profissionais que atuam na SSPDS e suas vinculadas – Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O treinamento também foi realizado na última terça-feira (9).

A capacitação integra o cronograma do mês de janeiro, que foi escolhido para representar a campanha voltada para os cuidados com a saúde mental. No âmbito da segurança pública, a Assessoria Biopsicossocial desenvolve, desde a semana passada, ações que iniciaram no interior do Estado, e que nesta semana terá como foco, os profissionais que atuam nas áreas sociais e de saúde das forças de segurança, em Fortaleza. “É um treinamento para falar sobre as questões relacionadas ao gênero. Isto porque, atualmente, este é um assunto muito debatido, mas que no fim das contas, as pessoas ainda são pouco esclarecidas. Então, esta iniciativa é para que possamos lidar com os agentes, de forma que os profissionais sejam capacitados para o atendimento de ocorrências que estejam inseridas na temática”, destacou a psicóloga Rebeca Rangel.

Interior Norte

Na semana passada, durante os dias três e quatro de janeiro, foram realizadas palestras e ações de prevenção, na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). No primeiro dia do evento, participaram policiais civis da Região Norte do Ceará, que se dedicaram a debater assuntos pertinentes ao combate à ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio. No segundo dia, participaram peritos forenses, policiais e bombeiros militares. Ocorreram ainda, a distribuição de preservativos masculinos e femininos, campanhas educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e no combate ao uso de substâncias psicoativas; e palestras com o tema “Psicopatologias e o adoecimento do profissional de segurança pública”.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal da Saúde de Sobral, Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) de Sobral e Vigilância Sanitária do Município de Sobral.

Ainda durante as iniciativas efetuadas na região, a Assessoria Biopsicossocial da SSPDS realizou visitas aos Batalhões da PMCE e do CBMCE, ao Núcleo da Pefoce, a sede das Coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Aéreas (Ciopaer). Nas visitações, os profissionais especializados da Assessoria receberam as principais demandas dos agentes de segurança da região.