Sobral: Hospital Regional Norte apresenta balanço de atendimento nesta segunda

15 de janeiro de 2018 - 16:16 # # #

Thiago Conrado - Assessoria de Imprensa do HRN

 

O Hospital Regional Norte, em Sobral, é referência no atendimento a casos de média e alta complexidade. Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, desde 2013 o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios que integram a zona norte. Em comemoração a esses cinco anos de funcionamento, nesta segunda-feira, 15, será apresentado o balanço geral e celebrada uma missa em ação de graças no auditório do HRN. Participarão funcionários, diretores, gestores da Saúde, autoridades públicas e representantes de instituições de ensino.

“Estamos muitos felizes em fazer desse momento histórico para a nossa região. Estamos seguros da nossa responsabilidade, dever e compromisso de proporcionar uma assistência de qualidade e humanizada. Nesses cinco anos, tivemos muitas alegrias em salvar inúmeras vidas”, destaca Daniel Hardy Melo, diretor geral do HRN, hospital pioneiro em cirurgia vascular e torácica na região Norte do Ceará.

A estrutura de assistência do Hospital Regional Norte é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência e diferentes especialidades, entre elas: cirurgia geral, cirurgia vascular e endovascular, clínica cirúrgica, clínica médica, endoscopia alta e baixa respiratória, neurocirurgia, otorrinolaringologia, radiologia, neonatologia, pediatria e obstetrícia. Dentre as gestantes atendidas no HRN, está a fisioterapeuta Dávila Menezes Farias Monte, 26, do município de Marco.

É com um largo sorriso que Dávila segura o pequeno Pedro, de pouco mais de um mês de vida. Ela chegou ao Hospital Regional Norte no dia 24 de novembro de 2017, grávida de 26 semanas. “Vim com a minha bolsa rompida. Desde que eu cheguei aqui eu fui muito bem atendida. O momento que eu tive na clínica obstétrica todo mundo me assistiu muito bem. Praticamente lá eu formei uma família”, afirma.

Duas semanas depois, Dávila deu à luz ao pequeno Pedro, que nasceu prematuro de 28 semanas no dia 8 de dezembro. Por conta da prematuridade, o recém-nascido está internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). “Ele apresentou um desconforto respiratório. Então, por segurança, o trouxemos da enfermaria canguru para a unidade de médio risco. Ele vai continuar internado neste setor para acompanharmos o padrão respiratório dele”, destaca o médico neonatologista Mardônio Nogueira.

Qualidade no atendimento

“Gostei tanto do atendimento que quis trabalhar aqui”, declara a primeira paciente atendida na emergência adulto do hospital. Sheila Roberta de Andrade Silva, 37, hoje é auxiliar de laboratório do HRN. “Minha primeira experiência foi como paciente. Estava em casa há dois dias sentindo fortes dores de cabeça. Busquei atendimento aqui e fui muito bem tratada”, fala.

A experiência de Sheila ressalta o reconhecimento da qualidade e segurança no atendimento do HRN. Como resultado do empenho e qualificação dos profissionais e serviços, o Hospital Regional Norte foi mais uma vez certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2017, o HRN recebeu o título de Acreditado Pleno – Nível II, como uma unidade de saúde que conta com gestão integrada e cumpre requisitos de segurança e qualidade assistencial para os seus pacientes.

E com a gestão por meio de Organização Social, as metas e resultados são estabelecidos através de um contrato feito com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Foi a experiência com o Hospital Geral Waldemar de Alcântara, o primeiro da rede pública do estado sob esse modelo de gestão, que levou o Governo do Ceará a adotar o mesmo para Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e, em seguida, para o Hospital Regional Norte, em Sobral. Atualmente, mais de dois mil colaboradores atuam nos serviços assistenciais e de apoio do HRN.