Governo do Ceará forma mais 181 profissionais no Interior

24 de janeiro de 2018 - 15:51 # # # #

Carlos Eugênio - Assessoria de Comunicação da STDS
(85) 98878.8510 / (85) 3101.2089 / 2099
imprensa@stds.ce.gov.br

Através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, os jovens foram capacitados nos municípios de Choró, Baturité, Guaramiranga, Caridade e Paramoti

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), segue capacitando o trabalhador cearense nos quatro cantos do Ceará. Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, mais 181 jovens qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades receberão os certificados de conclusão de curso das mãos do titular da Pasta, Josbertini Clementino, nos municípios de Choró (37 formandos), Baturité (31), Guaramiranga (39), Caridade (37) e Paramoti (37). As certificações transcorrem durante todo o dia.

“Estamos preparando nossos jovens para adentrar cada vez mais cedo no mercado de trabalho. Nosso foco é garantir o acesso ao conhecimento e à profissionalização para que possam apresentar um diferencial na hora de concorrer por uma vaga de emprego. Além disso, estimulamos o tino empreendedor de cada um deles, para que possam também desenvolver também seus próprios negócios”, ressalta Josbertini.

Municípios Contemplados

Dos 181 jovens capacitados, 96 foram qualificados através do Criando Oportunidades e outros 85 por meio do Primeiro Passo. Em Choró, dos 37 formandos, 19 participaram do curso de Costura, ofertado pelo Criando Oportunidades, e outros 18 cursaram Informática pela Primeiro Passo, na linha de ação Bolsista. Já em Baturité, o Primeiro Passo atendeu 31 alunos no curso de Assistente Administrativo.

Guaramiranga tem 39 novos profissionais: 20 formandos do curso de Confeiteiro, do Criando Oportunidades; e 19 da turma de Cabeleireiro, realizada via Primeiro Passo. Em Caridade, Josbertini certifica 37 concludentes, sendo 20 do curso de Cabelereiro e 17 de Mecânica de Motos, respectivamente turmas do Criando Oportunidades e do Primeiro Passo. Paramoti tem 37 cidadãos qualificados pelo Criando Oportunidades: 20 noo curso de Bombeiro Hidraúlico e 17 da turma de Manicure e Pedicure.

Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Serviço

25 de janeiro (quinta-feira)

• Choró

→ 8h: CRAS – Rua Eldi Baltazar, 281, Carolina de Neri

Criando Oportunidades: 19 formandos do curso de Costura

Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 18 formandos do curso de Informática

• Baturité

→ 10h30: Câmara Municipal – Travessa Cícero Segundo da Costa, 1.215

Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 31 formandos do curso de Auxiliar Administrativo.

• Guaramiranga

→ 14h30: Teatro Rachel de Queiroz – Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n

Criando Oportunidades: 20 formandos do curso de Confeiteiro

Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 19 formandos do curso de Cabeleireiro

• Caridade

→ 16h: Auditório da Escola Profissionalizante Francisco Paiva Tavares – Av. Coronel Francisco Linhares, s/n, Centro

Criando Oportunidades: 20 formandos do curso de Cabeleireiro

Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 17 formandos do curso de Mecânica de Motos

Paramoti

→ 18h: Praça Luis Catirina, Rua Gonçalves Soares, s/n, Centro

Criando Oportunidades: 37 formandos, sendo 20 do curso de Bombeiro Hidráulico e 17 do curso de Manicure e Pedicure

 

*Mais informações:

Projeto Primeiro Passo: (85) 3101.1559 / 1554

Criando Oportunidades: (85) 3101 1558 / 1556