Rede de esgoto: Ordem de Serviço garante execução de ligações gratuitas no Estado

7 de fevereiro de 2018 - 17:40 # #

Karla Camila - Ascom / SCidades

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, assinou, nesta terça-feira (6), Ordem de Serviço com o objetivo de levar para 10.202 famílias ligações gratuitas na Rede de Esgoto. O investimento é de R$ 13.386.989,12 do Tesouro do Estado. As obras devem ser iniciadas no fim deste mês.

Esta iniciativa faz parte do Programa “Se liga na Rede”, ação realizada pelo Governo por meio da Secretaria das Cidades e Cagece. A finalidade é aumentar a cobertura da rede de esgoto no Ceará que, segundo dados da Cagece, é de 40,95%, com utilização de 78,96%, totalizando 592.694 ligações em todo o Estado.

O escopo inicial é oferecer o serviço para a Região Metropolitana de Fortaleza, Leste do Cariri e Norte do Estado ligações de esgoto garantindo mais saúde para a população beneficiada e proteção ao meio ambiente.

Marcella Facó, orientadora de célula da Coordenadoria de Saneamento da SCidades, ressalta que este programa é de grande importância, pois beneficia toda a comunidade, evitando o aparecimento de doenças. “A carência de redes de esgoto gera graves danos para a saúde como, por exemplo, doenças diarreicas, elefantíase, febre tifoide, dermatites, viroses, entre outras. Portanto, as ligações de esgoto são fundamentais para manter uma comunidade saudável. Esta é uma grande oportunidade de mudar para melhor a realidade do nosso Estado”, frisa Marcella Facó.

Inicialmente, a equipe de sensibilização da Cagece está atuando em Fortaleza com a finalidade de preencher os cadastros e conseguir autorizações para a realização das obras. Até o final de janeiro, 482 famílias aderiram ao programa. As famílias beneficiadas com estas ligações devem estar dentro dos perfis básico ou regular da Cagece. Para saber se você se encaixa em um dos perfis basta ligar para 0800.2750195 e agendar a visita.