Aesp forma mais quatro turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – BPRaio

26 de fevereiro de 2018 - 18:21 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Aesp/CE - (85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
Leandro Freire - Foto

Ao todo, 97 policiais militares concluíram a capacitação e agora estão qualificados para atuar no BPRaio

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta segunda-feira (26), solenidade de formatura de mais quatro turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – CEPM/Raio. Ao todo, 97 policiais militares concluíram a capacitação e agora estão aptos a desempenharem as atribuições e todas as funções de uma equipe Raio servindo ao Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas.

O curso, de 278 horas/ aula e com duração de aproximadamente seis semanas, inclui treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

A iniciativa faz parte do programa de ampliação do batalhão especializado. Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior somente em 2017, a Academia promoveu 21 edições do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas, capacitando centenas de oficiais e praças lotados tanto na capital, quanto no interior, para operar no BPRaio.

“É um projeto do Governo do Estado expandir a capacidade operativa do nosso Batalhão. Sábado passado o Governo do Estado entregou mais uma subunidade do Raio, são 17 subunidades já entregues à população cearense nesse ciclo de expansão”, explicou o comandante do BPRaio, tenente-coronel Francisco Márcio de Oliveira, presente na solenidade de formatura.

Interiorização do BPRaio

Atualmente, está em curso a segunda fase de ampliação do batalhão especializado. Depois da regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior, agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão, como quatro cidades da Região Metropolitana de Fortaleza: Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Caucaia. Além de Crato, no Cariri; Acaraú, no Litoral Norte; Aracati e Beberibe, no Litoral Leste.