Governo do Ceará lança programa para ampliar realização de cirurgias eletivas no Estado

5 de março de 2018 - 14:23 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Carlos Gibaja e Marcos Studart - Fotos

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (5), em solenidade realizada no Palácio da Abolição, o Programa Plantão Saúde Cirurgia. A ação consiste na abertura de edital de chamamento público para empresas ou entidades filantrópicas da iniciativa privada que tenham interesse em se credenciar junto à Secretaria da Saúde para realização de cirurgias eletivas (que exigem procedimentos de alta ou média complexidade). O objetivo é de, através das parcerias, reduzir a lista de espera e trazer mais celeridade aos atendimentos em todo o Estado. Ao todo, serão destinados R$ 55,5 milhões para execução desses procedimentos.

Diante de profissionais da Saúde e lideranças políticas estaduais e municipais, o governador Camilo Santana apresentou o programa na cerimônia, acompanhado da vice-governadora, Izolda Cela; do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; prefeitos de outros municípios e deputados estaduais.

O chefe do Executivo destacou que o chamamento público é a concretização de uma pesquisa de mercado realizada pelo Governo do Ceará, por meio da qual foi traçada a média dos preços que os hospitais no Estado cobram para executar as cirurgias mais complexas. “Identificamos preços atrativos para que a gente pudesse executar. A ideia é que isso ocorra o mais rápido possível e que os hospitais possam atender a essa demanda da população cearense”, disse.

Camilo Santana ressaltou que qualquer hospital pode se credenciar, conforme o edital que vai ser publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. “O Edital está sendo lançado com todos os procedimentos que o Estado tem interesse que os hospitais privados ou filantrópicos executem, com todos os preços. Então, é só o hospital se credenciar, para aquela especialidade e para aquele procedimento específico que deseja, e a Secretaria da Saúde já vai começar a repassar o nome dos pacientes e o local, e aí o hospital já faz a programação para a execução da cirurgia”, detalhou.

O edital

Resultado de Mensagem do Governo aprovada na Assembleia Legislativa no mês de dezembro de 2017, o edital do Programa Plantão Saúde Cirurgia terá o papel de suprir demandas complementares em ações
e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

As empresas e entidades interessadas no cadastro precisarão, para fazer parte do programa, apresentar documentação e pedido de inscrição para prestação de serviços especializados na área da saúde aos usuários da rede pública. O credenciamento tem vigência de 12 meses, e será feito de acordo com as necessidades da Sesa para viabilizar o acesso dos pacientes cearenses aos atendimentos cirúrgicos e exames.

A fila de espera em oito especialidades mais procuradas é de 12.466 pacientes registrados na Central de Regulação do Estado, até novembro de 2017. Inicialmente, serão realizados 8.656 diferentes procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade em especialidades como urologia, otorrinolaringologia, neurologia e ortopedia.

Contrato

A contratação dentro do credenciamento é observada na lei federal nº 8666/1993, que justifica inviabilidade de competição e seguindo a inexigibilidade de licitação, dada a natureza específica do serviço prestado. O projeto de lei se baseia ainda na portaria nº 2.567, de 25 de novembro de 2016, editada pelo Ministério da Saúde, que revê tal complemento de prestação de serviços no âmbito do SUS. A distribuição dos serviços entre os prestadores devidamente credenciados, nos termos do edital, observará o critério geográfico, considerando a proximidade de endereço entre a unidade credenciada e o usuário beneficiado.

Todos os contratados garantirão o atendimento antes, durante e depois das cirurgias dos pacientes, realizando exames e consultas médicas quando necessários. A comprovação do atendimento será por meio de registro nos Sistemas do Ministério da Saúde. Para as internações hospitalares, o sistema utilizado é o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), que tem como principal instrumento a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), e ainda, planilhas auxiliares, quando necessário. O agendamento de pacientes para cirurgia, o controle da sua execução e o pagamento dos serviços realizados ficarão sob a responsabilidade da Coordenação de Regulação, Avaliação e Controle (Corac/Sesa).

“Esse projeto está focado especialmente em cirurgias mais complexas, que demandam maior volume de recursos, envolvem próteses, situações mais difíceis aos municípios do Ceará realizarem por meio dos seus recursos de média e alta complexidade”, expôs o titular da Secretaria da Saúde, Henrique Javi.

Prevenção

A vice-governadora Izolda Cela elogiou o programa apresentado, e pontuou acerca da necessidade do Governo reforçar o compromisso com a prevenção a doenças e problemas na Saúde pública. Segundo ela, a postura trará cada vez mais eficiência aos serviços no Ceará.

“Estamos vendo a necessidade de políticas de prevenção, onde os municípios têm um papel muito importante e o Governo do Ceará também. Dedicamos hoje os nossos serviços os nossos esforços para correr atrás de diminuir os prejuízos. Mas se estivermos sempre ligados na questão da prevenção, vamos conseguir alcançar mais recursos e garantir mais saúde para a população”.

No início de fevereiro deste ano, a Sesa divulgou que a rede de hospitais do Governo do Ceará fez 12% a mais de cirurgias, superou 100 mil internações e realizou 7,84 milhões de exames em 2017. A mortalidade hospitalar média nos 11 hospitais da rede teve redução de 17,7% no ano passado. Houve ainda inovações como a implementação do programa Diagnóstico Cidadão, para ouvir a opinião dos usuários da saúde, e a utilização de tratamento trombolítico em nível estadual para casos de infarto agudo do miocárdio pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará).

Este ano, os hospitais da rede pública do Governo do Ceará realizaram 4.803 cirurgias de média e alta complexidade até o mês de janeiro.

Para 2018, o Governo do Ceará planejou as ações para a pasta com foco exatamente na prevenção e empoderamento do paciente.

Evento

Também compareceram ao lançamento do programa os deputados federais Leônidas Cristino e Gorete Pereira, os deputados estaduais Walter Cavalcante, Mirian Sobreira, Elmano de Freitas, Audic Mota, Fernando Hugo, Lucílvio Girão, Agenor Neto, David Duran, Carlos Felipe, Jeová Mota, Evandro Leitão e Yuri Guerra, profissionais e agendes de Saúde, além de lideranças políticas dos municípios e do Estado.

Reunião

O governador reuniu nesta segunda-feira (5), mais uma vez, diretores dos hospitais estaduais, técnicos e diretores da Secretaria da Saúde do Estado, para discutir sobre os investimentos e melhorias que estamos fazendo na área, além de traçar estratégias para evitar a falta de qualquer medicamento ou insumo na rede hospitalar. “Determinei que haja todo o empenho para que esse problema seja sanado o mais breve possível”, disse Camilo.

Participaram da reunião o secretário da Saúde, Henrique Javi, chefe de Gabinete, Élcio Batista, secretário da Fazenda, Mauro Filho, e do Planejamento, Maia Júnior.

Ouça:

O chefe do Executivo destacou que o chamamento público é a concretização de uma pesquisa de mercado realizada pelo Governo do Ceará, por meio da qual foi traçada a média dos preços que os hospitais no Estado cobram para executar as cirurgias mais complexas.

Titular da Secretaria da Saúde, Henrique Javi explica que o intuito é realizar as cirurgias mais complexas.

A vice-governadora Izolda Cela elogiou o programa apresentado, e pontuou acerca da necessidade do Governo reforçar o compromisso com a prevenção a doenças e problemas na Saúde pública.