Em 16 anos, mulher já fez 25 doações de sangue no Hemoce

8 de março de 2018 - 17:38 # # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

Janaína Duarte é mãe, dona de casa, empresária, e doadora de sangue fidelizada do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, da rede pública do Governo do Ceará. O vínculo com a doação de sangue começou ainda em 2002. Nesse período, já foram 25 doações de sangue realizadas. Para ela, o gesto é encarado como um compromisso inadiável. O Dia 8 de março no Hemoce foi marcado por histórias de mulheres solidárias.

Janaína tem uma rotina corrida assim como muitas outras mulheres. Dividir o tempo entre diversas atividades nem sempre é uma tarefa tranquila, mas ela conta que não abre mão de manter a frequência como doadora. “Tem que tirar o tempinho para doar né? A gente se aperta num dia. Bota como prioridade na agenda. Encara como um compromisso que não dá pra faltar, afinal de contas tem pessoas que dependem da nossa solidariedade. Então tem que fazer o esforço e vir doar”, disse. Eu me sinto tão bem em ajudar, é uma causa tão nobre. Não dá pra faltar

Assim como Janaina, o Hemoce recebe diariamente mulheres que priorizam a doação de sangue. Diariamente aproximadamente 300 pessoas por dia procuram os hemocentros da rede pública estadual no Ceará. Cerca de 45% dos voluntários são mulheres. A voluntária Crhistiane Damasceno também faz parte da lista de pessoas que frequentemente vai ao Hemoce. Há 10 anos ela doa sangue e, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, mais uma vez deu sua contribuição. “Nós mulheres temos o poder da vida. Somos generosas, gostamos de cuidar e a doação é também uma forma de cuidar do outro, de ter amor ao próximo e por isso eu vou continuar fazendo a minha parte como doadora”, disse.

Comemoração e incentivo

As amigas Goretti Braga e Célia Chaves vieram juntas para doar. “Nada melhor do que comemorar o Dia da Mulher com uma boa ação. Quem sabe minha doação não vai ajudar a salvar a vida de outra mulher?”, disse Goretti. Quem traz no sangue a vontade de ajudar outras pessoas sabe que a doação pode ser incentivada de diversas maneiras e, mesmo quando não é possível realizá-la, existem outras formas de incentivar. “Por conta de um problema de saúde, hoje não tive como realizar minha doação, mas já tô aqui postando nas minhas redes sociais o convite para que outras pessoas possam vir ao Hemoce”, conta Célia Chaves.

As voluntárias que estiveram na sede do Hemoce na manhã desta quinta-feira participaram de uma programação especial. Foram recebidas com música ao vivo, café da manhã saudável, flores e serviços de maquiagem com limpeza de pele. “É uma forma de homenagear todas aquelas que usam da sensibilidade e do amor ao próximo para exercer a solidariedade. O Hemoce agradece e parabeniza a todas as mulheres doadoras de sangue e mobilizadoras que todos os dias nos ajudam a salvar vidas”, destaca Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.