Projeto Novas Escolhas é destaque no Cipod

22 de março de 2018 - 13:24 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Novo titular da SPD preside o encontro pela primeira vez

Criado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o projeto de reinserção social e profissional Novas Escolhas foi destaque na pauta da segunda reunião ordinária de 2018 do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2017-2019. O encontro foi realizado na quarta-feira, 21, no auditório da SPD, sendo presidido, pela primeira vez, pelo novo titular da pasta, Will Almeida.

A explanação sobre o “Novas Escolhas” foi feita pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, com o apoio da assessora técnica Alaíde Pontes. O projeto foi efetivado pela primeira vez em 2017. A iniciativa é voltada para a reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química, além de proporcionar a redução dos índices de reincidência no consumo de drogas. O projeto acontece através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à SPD.

Em 2017, foram contempladas 18 CTs, sendo oferecidos os seguintes cursos: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, corte e costura, mecânica de motos e panificação. Ao todo, foram ofertados 20 cursos. As aulas foram ministradas por profissionais do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), num total de 100 horas/aula.

A primeira semana de cursos nas CTs foi diferenciada, com a abordagem dos temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. Todas as atividades foram acompanhadas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

Ao final dos cursos, os formandos receberam certificado de conclusão e kit com equipamentos básicos para darem os primeiros passos na profissão aprendida. O êxito da ação da SPD pode ser mensurado por conta de grande parte dos alunos, agora, estarem exercendo a profissão aprendida após encerrar o período de acolhimento em CT, seja atuando no mercado formal ou informal.

Concluída a explanação, os conselheiros elogiaram o Projeto Novas Escolhas e aproveitaram para apresentar sugestões em prol de uma maior amplitude da iniciativa, alcançando um público ainda mais significativo e diversificado. Na ocasião, o secretário Will Almeida assegurou a continuidade da ação através de parcerias e lembrou a que já vem ocorrendo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com a efetivação do Projeto Criando Oportunidades em CTs, também voltado para a reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química.

O novo titular da SPD e presidente do Cipod aproveitou a oportunidade para pedir o apoio de todos os membros da Cipod à sua administração à frente da Secretaria e prometeu uma gestão participativa e pautada na intersetorialidade em prol das políticas sobre drogas. O gestor enumerou ações que pretende efetivar ao longo de 2018, a exemplo da realização de pesquisa com vistas à elaboração do diagnóstico sobre o consumo de álcool e outras drogas na população do Estado do Ceará.

A pauta do encontro do Cipod envolveu, ainda, a apresentação do feedback das visitas recentes realizadas por membros de comissões do Conselho a comunidades indígenas cearenses – Comunidade da Ponte (Caucaia) e Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Os conselheiros constataram o crescimento do uso de álcool e drogas ilícitas entre os indígenas, sobretudo jovens e mulheres. Iniciativas já acordadas com as lideranças das comunidades são uma maior interação com o Conselho, bem como a realização de oficinas de prevenção com a presença de profissionais da Educação e Saúde.