Sesporte atende lideranças das comunidades dos Quilombolas

22 de março de 2018 - 10:43 # # # #

Secretaria do Esporte - Assessoria de Comunicação

O intuito da reunião refere-se ao firmamento de parcerias, onde foi explanado um balanço geral dos programas e projetos da secretaria

A Secretaria do Esporte (Sesporte), através do titular da pasta, Euler Barbosa, reuniu-se nesta quarta-feira (21) com representantes das comunidades dos quilombolas de todo o Estado do Ceará.

O intuito da reunião pautou-se em firmar parcerias e a apresentação de um balanço geral dos programas e projetos da Sesporte, como: Campos do Ceará, que tem por objetivo a revitalização dos campos de várzea tanto de Fortaleza como do interior do Estado; a doação de material esportivo por meio da Portaria Nº 57/2014; a Lei de Incentivo ao Esporte; e também questões relacionadas ao Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foram debatidas.

“Estamos trabalhando com a perspectiva de atender o público em geral e de também se especializar no atendimento desses públicos mais específicos. Na reunião de hoje, nós definimos alguns encaminhamentos. Há programas que a Sesporte já executa que serão implementados especificamente nestas comunidades, bem como a realização de uma grande copa estadual envolvendo os quilombolas”, ressaltou Barbosa.

Outro ponto bastante debatido diz respeito ao Programa Ceará Atleta. “O Bolsa Esporte tem um critério de justiça social, então nós temos que atender mesmo a quem precisa desse recurso. O programa abrange o todo estado e deverá ter uma ampliação de quantidade em breve”, explana Barbosa.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR), Zelma Madeira, foi enfática. “Nós precisamos discutir e debater. Esse é o papel da CEPPIR. Gostamos e fazemos isso com tranquilidade, chamando as representações quilombolas, onde temos no estado 85 comunidades que visam garantir os direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais”, comenta.

Além do corpo técnico da Sesporte, representado pelo coordenador de Desenvolvimento do Esporte (CODES), Marcelo Soldon, estiveram na reunião também o presidente da Associação Conceição dos Caetanos do Tururu, Adailton Caetano e outras lideranças dos quilombolas do estado.