Governo do Ceará realiza seminário para empresários japoneses

26 de março de 2018 - 14:24 # # #

Hervelt César - Ascom / ZPE Ceará

Como parte da estratégia de divulgar a ZPE Ceará nacional e internacionalmente, o Governo do Ceará realizará no dia 06 de abril um seminário internacional intitulado “ZPE Ceará e as Oportunidades de Investimentos no Estado” para um grupo de cerca de 30 empresários japoneses ligados à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. O evento será realizado em parceria com a presidência do Senado Federal. No dia do seminário, o governador Camilo Santana terá ainda um encontro com o Embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada. No dia 07, pela manhã, será realizada uma visita técnica da comitiva empresarial ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, e o diretor de Assuntos Internacionais do Senado Federal, o embaixador Marco Farani, estiveram no mês passado, em São Paulo, participando do almoço mensal da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. Na ocasião, eles formalizaram o convite aos empresários para participarem do seminário e da visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, incluindo equipamentos como ZPE Ceará, Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), IFCE e Porto do Pecém.

Durante o seminário, que será realizado entre 16h30 e 19h, serão apresentadas as oportunidades de investimentos no Estado, com destaque para a ZPE Ceará, que possui uma área de expansão com 2 mil hectares para a implantação de novos empreendimentos. O seminário terá como temas centrais: Investimentos Sociais: Educação como pilar do Desenvolvimento; Fatores de crescimento da economia do Estado do Ceará e ZPE Ceará: um diferencial competitivo para as exportações brasileiras.

Após o seminário, o governador oferecerá um jantar aos participantes do encontro. O evento será aberto pelo governador do Estado, Camilo Santana; pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira; pelo Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e pelo presidente da Câmara Japonesa, Aiichiro Matsunaga.

Expansão

Segundo Balhmann, no Setor II da ZPE Ceará, está sendo trabalhada uma área de 150 hectares, numa primeira etapa, para alfandegamento junto à Receita Federal. “O projeto desse condomínio industrial já está pronto e a expectativa é investir cerca de R$ 35 milhões. Ele terá capacidade para abrigar cerca de 50 novas indústrias de setores diversificados, dentre eles granito e energia”, destacou.

Conforme Balhmann, a capacidade da área de Despacho Aduaneiro (ADA) da primeira etapa da expansão da ZPE Ceará será para 5.000 containers/mês, num regime operacional de 24 horas. “Dentre as 50 indústrias que estão sendo captadas para a expansão, já existem 20 do setor do granito com protocolos de intenção assinados com o Governo do Estado para instalação de plantas industriais na ZPE, representando investimentos da ordem de R$ 600 milhões e 3 mil novos empregos diretos”, ressalta.