Ceará deve vacinar 250 mil adolescentes contra HPV e meningite

3 de abril de 2018 - 16:50 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - (85) 3101.5221 / 3101.5220

O Ministério da Saúde está convocando 10 milhões de adolescentes de todo o País para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite, a fim de melhorar as coberturas vacinais nos estados. No Ceará deverão ser vacinados cerca de 250 mil meninos e meninas de 9 a 14 anos, com meta de cobertura da de 80% para HPV e 95% para meningite C. Contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos deverão ser vacinados. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade para meninos e meninas.

Lançada ainda em março, a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites convoca adolescentes de todo o país para a atualização das cadernetas de vacinação. As vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS.

A Secretaria da Saúde do Ceará, através do Núcleo de Imunizações (Nuimu) e Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac), e o Programa Saúde na Escola (PSE) propõem algumas estratégias de vacinação para resgatar os adolescentes não vacinados ou com o esquema incompleto para todas as vacinas do Calendário de Vacinação do Adolescente. A proposta é intensificar as ações de vacinação e atualizar a situação vacinal contra o HPV e meningites em adolescentes nos 184 municípios, no âmbito das unidades de saúde e escolas municipais, resgatando os não vacinados para o alcance da meta vacinal.

Entre 2014 e 2017, o Ceará alcançou coberturas vacinais de 93% da primeira dose e de 61% da segunda dose da vacina contra HPV para meninas. No ano passado, quando a vacinação foi estendida para o sexo masculino, foram vacinados 244.431 meninos e meninas contra HPV. Também em 2017, a vacina Meningocócica C imunizou 123.522 adolescentes de ambos os sexos. A intensificação da vacinação contra o HPV ocorrerá nos meses de março (1ª dose) e setembro (2ª dose). Conforme a situação vacinal encontrada na caderneta de vacinação, a vacina Meningocócica C também será aplicada.

HPV e meningites

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, até 90% das verrugas anogenitais e, ainda, outros tipos de câncer que podem estar associados ao vírus – vagina, vulva, pênis, anus e orofaringe. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra esses cânceres. Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3%. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6% dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. A vacina contra o HPV previne contra diversos tipos de cânceres. No Brasil são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. Estudos apontaram a necessidade de doses de reforço da vacina meningocócica em adolescentes para garantir a proteção nessa fase da vida. Nos adolescentes, a vacina garante proteção por prolongado período, até a idade adulta, com diminuição das taxas de incidência da doença em condições endêmicas. Assim, a vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários.

 

 

Ouça

Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, apela para que os adolescentes procurem os postos de saúde para tomar a vacina. Sobre o assunto, ela fala de parcerias com as escolas de todo o Ceará para garantir a vacina deste público.