Cascavel recebe sistema de videomonitoramento e equipes exclusivas do BPRaio

13 de abril de 2018 - 15:59 # # # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Carlos Gibaja e Marcos Studart - Fotos

O Governo do Ceará segue com o cronograma de investimentos para combater a criminalidade em todo o Estado. Nesta sexta-feira (13), os moradores de Cascavel receberam a implantação do sistema de videomonitoramento integrado de segurança e de equipes exclusivas do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O governador Camilo Santana esteve presente na ocasião, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, de autoridades policiais e lideranças políticas da região, como a prefeita de Cascavel, Ivonete Queiroz.

Em discurso no centro da cidade, Camilo afirmou que o Ceará tem feito grande esforço para diminuir os índices de violência nos municípios e garantir mais tranquilidade ao povo cearense. O chefe do Executivo citou o aumento de efetivo policial em todo o território estadual, o investimento em tecnologia e também ações mais integradas dentro do planejamento da Segurança.

“Antes nós só tínhamos o Raio em Fortaleza. Agora estamos dobrando o efetivo operacional em Fortaleza, e levamos o batalhão para todas as regiões do Ceará. Também decidi levar o Raio para todas as cidades acima de 50 mil habitantes, recebendo batalhões específicos. Além disso, implantamos o sistema de videomonitoramento, com uma central na cidade. Tudo isso para ajudar a combater a criminalidade. Temos feito um esforço muito grande. Não é um tema fácil, mas nós estamos agarrados com o problema”, garantiu.

O governador revelou ainda que, até o final de junho, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes terão equipe de BPRaio e sistema de videomonitoramento.

“Isso não basta só querer. Fizemos concurso público, compramos motos, fizemos licitação das câmeras. Então até junho esperamos contar com base do Raio nas cidades e também o videomonitoramento. Estou criando aqui na Região Metropolitana e em Fortaleza um cinturão de proteção. Vamos colocar a bandidagem para correr do Ceará, essa é a nossa determinação”, explicou. Camilo Santana visitou a central de monitoramento e a unidade do BPRaio instaladas na cidade, e aproveitou o evento para também conversar com populares sobre as principais demandas de Cascavel.

Além do município, receberam o BPRaio e o sistema de videomonitoramento Aquiraz, Caucaia e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, assim como Aracati e Beberibe, no Litoral Leste. Já o Batalhão do Raio instalado conta com sede fixa, um efetivo de 42 policiais militares, 16 motocicletas e uma viatura.

O secretário André Costa enfatizou que o grupo motorizado de policiais militares é capacitado para exercer um trabalho de ações mais ágeis e ostensivas. “Estamos cada dia mais empenhados no trabalho da Segurança Pública, muitas operações realizadas. Esses policiais são um grande reforço, com toda estrutura, veículos. Tudo está preparado para um trabalho policial mais eficiente e ostensivo na cidade”, disse.

Tranquilidade nas ruas

Com o filho nos braços, o açougueiro Washington Alves, 27, enxerga um futuro com menos casos de violência pelas ruas de Cascavel. Para ele, a presença mais efetiva do policiamento no município, além das câmeras para videomonitoramento, farão os cidadãos caminharem com mais tranquilidade no dia a dia.

“É a certeza da segurança. O Raio é um batalhão especializado e, com ele aqui, a polícia vai alcançar um controle que antes não conseguiria atingir. As motos vão ajudar bastante no deslocamento, os policiais chegarão mais rápido. Eu creio que essas ações só vem a somar na segurança de Cascavel” opinou.

Monitoramento em vídeo

A instalação do sistema tem o objetivo de interligar informações e focar no enfrentamento a crimes nas cidades com população acima de 50 mil habitantes.

Em Cascavel, são 17 câmeras dispostas por pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos se dividem entre os de monitoramento de imagens, com giro de 360°, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando os carros roubados e enviando sinal para as autoridades. Uma câmera está instalada na central de monitoramento.

O Governo do Ceará planeja a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades. O investimento anual para disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões.

Ainda receberão o monitoramento: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo e Tauá.

BPRaio no Ceará

Cascavel é o 20º município a receber o grupamento de polícia motorizada. A cidade vai contar com a atuação de 42 policiais do BPRaio, divididos em seis equipes e comandados por um oficial da Polícia Militar. O grupamento terá 16 motos e uma viatura 4×4 exclusivos para auxiliar no policiamento ostensivo na cidade. O investimento em equipamentos e veículos é de cerca de R$ 900 mil – sem contar com a sede exclusiva do Batalhão, em parceria com a Prefeitura.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior, Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

 

Ouça

O governador Camilo Santana citou o aumento de efetivo policial em todo o território estadual, o investimento em tecnologia e também ações mais integradas dentro do planejamento da Segurança.

O governador revelou ainda que, até o final de junho, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes terão equipe de BPRaio e sistema de videomonitoramento.

O secretário André Costa enfatizou o grupo de policiais militares capacitados para exercer um trabalho de ações mais ágeis e ostensivas.