Governo do Ceará firma parceria com shopping para comercialização do artesanato cearense

17 de abril de 2018 - 15:44 # # # #

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br
(85) 3254.4028 / 98957.0292 / 98878.7348 Nívia Uchôa - Fotos

O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), firmou, no sábado (14), com apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, parceria com o Cariri Garden Shopping, para comercialização do rico artesanato cearense. Nos próximos trinta dias, o caririense terá acesso ao trabalho dos artistas do Estado, que reconhece no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas cumprindo importante papel no desenvolvimento regional.

Na ocasião, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará, Amanaci Diógenes, visitaram as instalações do empreendimento para conhecer o espaço que receberá as obras dos artesãos cearenses. “O artesanato do nosso Ceará, que já é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, tem uma importância na economia e na cultura do Estado. Por isso, é fundamental sempre divulgar o trabalho dos artesãos cearenses. Com certeza, essa parceria irá trazer benefícios para o município, para a população, mas principalmente para os artesãos cearenses”, destaca Onélia.

Ao fomentar o artesanato como uma atividade econômica sustentável e de inclusão social, o Governo do Ceará se integra à cadeia produtiva local, valorizando a identidade cultural cearense, contribuindo para inserção de significativo contingente populacional, estimulando práticas de associativismo e fixação do artesão em seu local de origem. O artesanato cearense se apresenta como uma das grandes vocações produtivas do Estado possuindo um elevado potencial de geração de trabalho e renda.

Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA)

Vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o programa é a política pública do Governo do Ceará destinada ao setor e tem o objetivo de valorizar o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado. Dessa forma, desenvolve ações e projetos para qualificação de artesãos, apoia a comercialização, realiza a gestão da Ceart e gerencia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).

Lojas Ceart

Atualmente, no Ceará, a Ceart conta com quatro lojas. Em Fortaleza, os produtos confeccionados pelos artesãos cearenses estão nas lojas localizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Shopping Rio Mar e na loja matriz, localizada na Praça Luíza Távora. Já no interior do Ceará, o legítimo artesanato cearense estão na loja em Guaramiranga. A Central conta hoje com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, que produzem mais de nove mil itens, com preços a partir de R$ 5,50.

Conquistas

O governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense, em 2015, a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses); capacitações para aperfeiçoar o design dos produtos; além da realização de feiras locais, estaduais e nacionais. O Governo do Ceará, em dezembro de 2017, inaugurou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz.