Morada Nova recebe sistema de videomonitoramento e equipes exclusivas do BPRaio

21 de abril de 2018 - 16:37 # # # #

Ciro Câmara - Gestor de Célula / Secretarias (com informações de Thiago Cafardo, porta-voz do governador)
Carlos Gibaja - Fotos

O Vale do Jaguaribe recebeu importante reforço de segurança a partir da manhã deste sábado (21). O Governo do Ceará instalou, em Morada Nova, o novo sistema de videomonitoramento integrado e um Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) específico para a cidade.

O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, demonstrou a eficácia do sistema de videomonitoramento, durante a solenidade de implantação, na mesma ocasião em que a população conheceu de perto as equipes do BPRaio.

“São 37 homens bem treinados e equipados com o que há de melhor. Vocês vão sentir a diferença”, destacou Camilo. Ele frisou que o videomonitoramento vem para complementar o trabalho ostensivo. “É impossível ter um policial em cada rua, em cada esquina. Então a Central monitora 24 horas áreas estratégicas da cidade, com visão noturna, que gira para todo lado”. O governador enumerou ainda investimentos em outras áreas que reduzem a violência, como as escolas em tempo integral e as areninhas. Após as demonstrações, Camilo visitou a Central de Monitoramento e o Batalhão do Raio.

Morada Nova se tornou a oitava cidade do Estado a receber o sistema de videomonitoramento. A medida interliga informações e foca no enfrentamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes. São 15 câmeras dispostas por pontos estratégicos. Os equipamentos se dividem entre os de monitoramento de imagens, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando os carros roubados e enviando sinal para as autoridades. Além disso, uma câmera está instalada na Central de Monitoramento.

O prefeito Wanderley Nogueira ressaltou os investimentos do Estado na cidade. Segundo ele, a sede do BPRaio é “uma das melhores e mais modernas de todo o Ceará”. “Tenho certeza que agora nosso povo vai se sentir mais seguro e poderá andar com mais tranquilidade nas ruas de Morada Nova”, enfatizou.

Monitoramento em todo o Estado

O projeto de videomonitoramento prevê a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões para as 38 cidades. Os municípios que já receberam o sistema são Aquiraz, Aracati, Beberibe, Juazeiro do Norte, Cascavel, Horizonte e Caucaia. A central de Fortaleza tem acesso a todas as câmeras as câmeras.

BPRaio

Morada Nova é o 21º município do Interior a receber o grupamento de polícia motorizada. A cidade vai contar com a atuação de 37 policiais do BPRaio, divididos em seis equipes e comandados por um oficial da Polícia Militar. O grupamento terá 16 motos e uma viatura 4×4 exclusivos para auxiliar no policiamento ostensivo na cidade. O investimento em equipamentos e veículos é de cerca de R$ 900 mil – sem contar com a sede exclusiva do Batalhão, em parceria com a Prefeitura.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão.

Melhoras para Morada Nova e distritos

Pai de nove filhos, o aposentado Francisco Chagas Filho, de 70 anos, aponta que “havia muita coisa irregular” na cidade em termos de criminalidade. “Com o Raio aqui vai melhorar a segurança tanto em Morada Nova como no Interior”.

Já a dona de casa Girlandia Epifânia Filho, de 39 anos, acredita que, com os investimentos, a cidade vai se tornar um melhor lugar para se viver. “Eu tenho dois filhos e a gente se preocupa com a tranquilidade da família. Eu já fui conhecer os policiais do Raio e dizer que eles serão bem acolhidos aqui em Morada Nova”.