HGF conta com ambulatório para transtorno do sono

2 de maio de 2018 - 11:47 # # # # # #

Débora Morais - Assessoria de Comunicação do HGF

Com estrutura completa para realizar exames do transtorno do sono, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, através do ambulatório de otorrinolaringologia, passou a contar com o Ambulatório do Sono, para a realização de exames de polissonografia (que registra informações cardiorrespiratórias e neurológicas do paciente durante o sono).

O ambulatório iniciou as atividades em novembro de 2017, com atendimento voltado para pacientes internados na unidade e que tinham indicações para o exame. Agora, com seis salas de atenção, a equipe está ampliando para o atendimento ambulatorial de outras especialidades como a neurologia, endocrinologia e cardiologia. Para a otorrinolaringologista e coordenadora do ambulatório Érika Ferreira Gomes, a abertura do centro do sono é um grande marco para a rede pública de saúde cearense.

“Muitos pacientes que são atendidos no HGF precisam dessa modalidade de exame, o que nos motivou a buscar a implantação de um ambulatório com capacidade para realizar o acompanhamento e pesquisas clínicas em pacientes com hipertensão, apneia e outros. Agora, conseguimos e pretendemos ampliar cada vez mais”, destaca a especialista.

Francisco Higor de Araújo, 35 anos, foi um dos pacientes que passaram pelo ambulatório do sono, para realizar o exame de polissonografia. O auxiliar de mecânico relata que há muitos anos tem problemas para dormir que já estavam atrapalhando outros membros da família.

“Eu ronco muito, além de ser alto. Por último eu estava parando de respirar enquanto dormia e acordava muito ofegante. Então, minha esposa estava com medo e pediu que eu procurasse a ajuda de um especialista”, conta.

Polissonografia

Segundo a Associação Brasileira de Sono (ABS), os distúrbios do sono atrapalham a qualidade de vida de cerca de 40% dos brasileiros. Os dados apontam a importância de diagnosticar precocemente essas doenças para que a intervenção terapêutica seja o mais eficaz possível, por isso a importância do exame.

Possíveis distúrbios são detectados através dos exames de polissonografia, procedimento que registra ondas cerebrais do paciente, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, assim como movimento dos olhos e das pernas.

O serviço conta com uma equipe de profissionais da otorrinolaringologia, técnicos de enfermagem, neurologistas, endocrinologistas e cardiologistas, além de já ter realizado 100 atendimentos desde a abertura e com projeto de pesquisa apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Serviço

Ambulatório do sono do HGF
Horários: Segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. Realização de exames de segunda a sábado das 19h às 6h.
Local: Rua André Dall’Ólio, nº 1030, edifício Régis Jucá, 2º andar.
Informações: (85) 3101.3165