Semace apresenta boas práticas em encontro do Banco Mundial

4 de maio de 2018 - 14:11 # # #

Alberto Perdigão - Assessoria de Comunicação da Semace

Boas práticas de regulação adotadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) com o apoio do Banco Mundial foram apresentadas, nesta sexta-feira, em Washington, nos Estados Unidos, durante um encontro promovido pela instituição com representantes de 8 países. A Semace foi o único órgão público convidado do Brasil, por ser pioneira na aplicação de política de boas práticas de regulação. A iniciativa é parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR).

A parceria da Semace com o Banco Mundial na área de boas práticas de regulação começou em 2016. Entre os avanços já em curso estão procedimentos que melhoraram a transparência, a previsibilidade, a relação com o usuário da iniciativa privada. As ações reduziram a burocracia no licenciamento e aumentaram a efetividade do serviço prestado. O esforço continua com treinamento de pessoal e investimentos em novas funcionalidades do sistema de atendimento. Os resultados são monitorados em pesquisas on-line e divulgados ao público.

“Priorizamos a atividade de licenciamento, porque tem a maior demanda e relacionamento mais intenso com o nosso cliente”, afirmou o gerente do Escritório de Projetos da Semace, Tiago Bessa, que participou de encontro. “Com o que o Banco Mundial está nos fornecendo em termos de conhecimento, de formação, de instrumentos, a nossa previsão é ampliar para todas as diretorias, todas as atividades da Semace”, adiantou. Também participou da apresentação no evento o diretor de Tecnologia da Informação, Ítalo Solon.