Festival Internacional de Contis seleciona curtas-metragens produzidos por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

29 de maio de 2018 - 11:36 # # # #

Lígia Duarte - Ascom / Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo

As obras serão exibidas entre os dias 21 a 25 de junho na França

Os curtas-metragens “Nada Pode Parar Meu Coração” e “Corrente de Prata”, produzidos por meninas do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota (Fortaleza) e jovens do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente (Sobral), foram selecionados para participar da programação da 23ª edição do Festival Internacional de Contis, na França.

As obras que serão exibidas resultaram de oficinas realizadas no projeto Cinema no Interior: Edição Especial Cine Liberdade, em parceria com a Mont Serrat Filmes e sob a coordenação do cineasta Marcos Carvalho. Os curtas tiveram a sua pré-estreia Nacional no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, no dia 10 de março de 2018, dentro da programação do “I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo”, uma iniciativa do Ceará Pacífico promovida pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

O Festival Internacional de Contis que visa promover a abertura de intercâmbios culturais internacionais, apresentará em sua 23ª edição, filmes europeus, africanos e brasileiros, pré-estreias nacionais, concurso europeu de curta-metragens, bem como arte visual, shows, performances e debates.

Uruguai
O projeto também rendeu frutos no Uruguai. O curta-metragem “Abençoados”, produzido pelos adolescentes do Centro de Semiliberdade de Juazeiro do Norte, participará do XXVII DIVERCINE, Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, que se realizará em Montevidéu nos dias 25 e 26 de julho.