Programa do Hemoce mobiliza instituições para doação de sangue

4 de junho de 2018 - 17:18 # # #

Natássya Cybelly - Assessoria de Imprensa do Hemoce

A doação de sangue pode ser motivada de diferentes formas, seja doando ou mobilizando outras pessoas. A Organização Cidadã é uma das ações de incentivo à doação sanguínea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará. O programa tem o apoio de parceiros que ajudam na mobilização e cadastro de voluntários para ajudar pessoas que dependem de transfusão sanguínea e transplante de medula óssea para sobreviver.

“A gente tem uma grande procura de empresas, órgãos e instituições de diversos segmentos para fazer parte do programa e hoje nós percebemos que a sociedade entende a importância de ter esta parceria, pois o trabalho ajuda na manutenção do estoque e na fidelização do doador”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

A Organização Cidadã surgiu em 1989 e desde então já formou parcerias com 87 organizações entre empresas, escolas, municípios e igrejas que se comprometem a realizar a coleta externa de sangue pelo menos duas vezes ao ano. As instituições têm a oportunidade de levar uma equipe do Hemoce para as suas dependências e assim realizar a coleta em um local mais próximo do doador.

Parceria solidária

Uma das empresas que aderiu ao programa há quase trinta anos já mobilizou 2.612 pessoas para serem doadores só nós últimos 14 anos. A última coleta, que ocorreu na quarta-feira, 30 de maio, contou com mais de 190 candidatos à doação e 140 bolsas recebidas. Além de preparar o local para receber a equipe do Hemoce, os profissionais da empresa criaram peças e ações interativas para sensibilizar os doadores.

Um totem em formato de ônibus com o letreiro “Doação de Sangue”, uma alusão à viagem solidária, foi montado próximo a cadeiras de coleta. A viagem era fictícia, mas o gesto de solidariedade totalmente real. “A gente procura tornar a doação em um momento prazeroso, lúdico, porque algumas pessoas ainda têm medo de agulha. E proporcionar esse bem-estar é uma maneira de incentivar o gesto”, declarou Janaína Sousa, coordenadora dos projetos socioambientais da Empresa Vitória.

Outra ação pensada para captar doadores foi o personagem Doutor do Amor, um funcionário da companhia de transporte fantasiado de médico palhaço animou os voluntários. “Às vezes, nós recebemos alguns pais acompanhados dos filhos pequenos e com o personagem lúdico é possível distrair as crianças com brincadeiras, músicas e assim os pais podem realizar a doação mais tranquilos, tudo é pensando com muito amor”, destacou Janaína.

O envolvimento da equipe começa antes mesmo do dia da coleta. “Nosso intuito é mobilizar a sociedade, toda a comunidade, e pra isso fazemos divulgações com cartazes nos ônibus da empresa, colocamos carro de som para anunciar o dia da doação, vamos a pracinhas convidar as pessoas e cada voluntário que se dispõe a doar a gente bate palmas, estoura balões, faz uma comemoração”, comentou.

O fruto do trabalho apresenta bons resultados. Nos últimos 14 anos, mais de 21 coletas aconteceram na empresa e 3.498 pessoas se candidataram para doar sangue, sendo coletadas 2.612 bolsas sanguíneas no período. “A Vitória foi a primeira instituição a participar do Programa Organização Cidadã do Hemoce e através do exemplo positivo abriu portas para novos parceiros. Então para nós é gratificante, a gente só tem a agradecer pelo apoio e empenho dos parceiros que reconhecem e incentivam esse gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas”, agradece a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Programa Organização Cidadã

Quem tiver interesse em participar do programa basta entrar em contato com a captação de doadores de sangue do Hemoce através do telefone (85) 3101-2300 ou pelo email: captacaohemoce@gmail.com, solicitando o serviço de coleta externa. Para fazer parte da Organização Cidadã é necessário realizar no mínimo duas coletas por ano. Os profissionais do Hemoce fazem um trabalho de conscientização com a empresa realizando palestras, além de verificar os locais adequados para a instalação da coleta de sangue. O Hemoce reconhece os parceiros com o Selo Organização Cidadã, que é uma certificação como empresa que incentiva à doação de sangue.