CRD Cariri completa um mês de funcionamento

14 de junho de 2018 - 17:01 # #

Assessoria de Comunicação da SPD - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Decorrido um mês da inauguração do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Cariri pelo Governo do Ceará, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o equipamento apresenta saldo positivo de atendimentos presenciais para orientação e encaminhamentos à rede assistencial, além de atendimentos por telefone.

O CRD Cariri é o primeiro equipamento governamental voltado à temática de dependência química a operar fora da capital cearense. A ideia é oferecer atendimento especializado sobre a temática das drogas à população de 19 municípios do Cariri.

O equipamento está localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri. Dentre as atribuições da equipe estão orientar familiares, sociedade, OGs e ONGs quanto aos procedimentos e informá-los sobre a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos; manter banco de dados, conhecer o perfil epidemiológico dos usuários de substâncias, acompanhar a rede de serviços no território de sua abrangência; oferecer informações sobre substâncias psicoativas; implementar parcerias com instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação; e manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários de drogas e familiares.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destaca a importância do CRD Cariri. “O equipamento proporcionou o aumento do raio de ação da SPD na importante região cearense e a oferta de atendimento especializado”, afirma. O gestor esclarece que o equipamento opera nos mesmos moldes do CRD de Fortaleza, que funciona no prédio da SPD, no bairro Jacarecanga.

Parceria entre a Secretaria e a Prefeitura de Juazeiro do Norte viabilizou a contrapartida de recursos humanos para o funcionamento do CRD Cariri. Os funcionários municipais cedidos ao Centro passaram por treinamento especial para atuar junto ao público que enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Serviço:

CRD Cariri
Local: Centro Multifuncional de Serviços do Cariri
Endereço: Rua interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (88) 2131.6536 / 0800.275.1475